Universidade do Porto apoia criação de Museu e Centro de Ciência e Tecnologia em Angola

Universidade do Porto colabora com província de Huíla, Angola, no âmbito da Cátedra UNESCO Life on Land. Acordo vai permitir a criação de um Museu e Centro de Ciência e Tecnologia em Angola.

Universidade do Porto apoia criação de Museu e Centro de Ciência e Tecnologia em Angola
Universidade do Porto apoia criação de Museu e Centro de Ciência e Tecnologia em Angola. Foto: DR

A Universidade do Porto (U.Porto) e o Governo Provincial de Huíla, Angola, assinaram, em Lubango, um acordo de colaboração científica e académica no âmbito da cátedra UNESCO Life on Land, atribuída à U.Porto e coordenada pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO).

O novo acordo assenta na parceria já iniciada em 2018 para o estabelecimento do futuro Museu / Centro de Ciência e Tecnologia do Lubango, que é uma ação integrada no plano de trabalho da Cátedra UNESCO Life on Land e que constitui um instrumento crucial na implementação do programa TwinLab do CIBIO-InBIO em Angola.

A Cátedra Life on Land, UNESCO na U.Porto, tem como missão constituir uma rede de promoção da investigação científica entre Portugal e seis países da África Austral. O objetivo é fomentar a ligação da ciência à sociedade através de iniciativas que permitam dar a conhecer a importância urgente de se preservar a biodiversidade e o património natural, e promover a cultura científica em África.

Fazem parte da rede colaborativa criada pela U.Porto e dedicada à capacitação científica e tecnológica e transferência de conhecimento de instituições académicas e científicas, Angola, Cabo Verde, Namíbia, África do Sul, Zimbabué e Moçambique.

O acordo agora estabelecido vai promover a colaboração entre a U.Porto e o Governo Provincial de Huíla nos domínios académico e científico e técnico, social, cultural e económico, tendo em vista o estudo da biodiversidade e a proteção do meio ambiente daquela província angolana.

Assinaram o acordo o Governador da Província de Huíla, Luís Fonseca Nunes, e o Reitor da U.Porto, António Manuel de Sousa Pereira, e contou com a presença do diretor do CIBIO-InBIO e detentor da Cátedra UNESCO Life on Land, Nuno Ferrand.