Universidade do Porto com a maior media das notas de entrada nos cursos

Metade dos 10 cursos com a nota mais alta do país são da Universidade do Porto, bem como três dos 5 cursos superiores com a mais alta nota de entrada deste ano. Com 190,3 valores está o curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Universidade do Porto com a maior media das notas de entrada nos cursos
Universidade do Porto com a maior media das notas de entrada nos cursos. Foto: DR

O Curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, apresenta a segunda nota mais elevada de entrada 190,3 valores, a primeira nota mais elevada cabe ao curso de Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa.

A Universidade do Porto apresenta as notas mais elevadas para entrada em vários cursos, como a Engenharia e Gestão Industrial com 189,8 e Medicina da FMUP com 188,2. Na verdade, a Universidade do Porto domina a tabela de classificações do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior ao colocar 5 cursos no top 10 das notas mais elevadas deste ano.

Mais de um quarto, ou 32%, dos 25 cursos com a mais alta nota de entrada no Ensino Superior em Portugal, pertencem à Universidade do Porto e onde constam os referidos cursos de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, o curso de Engenharia e Gestão Industrial, Medicina (FMUP), bem como os cursos de Bioengenharia, Línguas e Relações Internacionais com 185,4 valores, Medicina Dentária com 184,8 valores, Arquitetura com 184,0 valores e Medicina Veterinária com 181 valores.

A Universidade do Porto tem a mais alta nota de acesso ao Ensino Superior, ao registar 166.4 valores como média das notas de entrada dos seus 52 cursos. Apenas a Universidade Nova de Lisboa se aproxima deste número, com uma média de notas de entrada de 163.2 valores.

Estes dados traduzem o facto de a Universidade do Porto atrair 1,8 candidatos para cada uma das suas 4820 vagas disponíveis. No total, 8783 candidatos selecionaram um dos 52 cursos da Universidade do Porto como a sua primeira opção para frequentar o Ensino Superior, o que significa que a Universidade do Porto poderia preencher quase o dobro das suas 4820 vagas apenas com estes candidatos.