Universidades de Lisboa e Porto são as melhores classificadas no Ranking mundial de Universidades de 2023

Portugal mantém 4 Universidades no Top 500 do Ranking Mundial das Universidades de 2023 – Ranking de Xangai. Universidade de Lisboa e Porto na posição 201-300 fazem parte da classificação liderada pela Universidade de Harvard, nos EUA.

Universidades de Lisboa e Porto são as melhores classificadas no Ranking mundial de Universidades de 2023
Universidades de Lisboa e Porto são as melhores classificadas no Ranking mundial de Universidades de 2023. Foto: Rosa Pinto

O Ranking Académico de Universidades do Mundo de 2023 foi divulgado hoje pela ShanghaiRanking Consultancy. O Ranking Xangai é apresentado anualmente desde 2003, e ordena as melhores universidades do mundo. Em 2023 foram analisadas mais de 2.500 e classificadas as 1.000 melhores universidades do mundo.

A Universidade de Harvard lidera a lista de classificação pelo 21º ano, seguida pela Universidade Stanford e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), todas nos EUA.

Na quarta posição surge a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, seguida pela Universidade da Califórnia, Berkeley, na 5ª posição, Universidade de Princeton na 6ª, nos EUA, Universidade de Oxford na 7ª no Reino Unido, Universidade Columbia na 8ª, nos EUA, Instituto de Tecnologia da Califórnia na 9ª, nos EUA e a Universidade de Chicago, nos EUA, na 10ª posição.

Na Europa Continental, a Universidade de Paris-Saclay, em França, é na posição 15 a melhor classificada a que se segue o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Alemanha, na 20ª posição.

Entre as universidades asiáticas, está a Universidade Tsinghua, na China, na 22ª que sobe quatro posições e ocupa o melhor lugar da Ásia pela primeira vez. A Universidade de Melbourne, na Austrália, na 35ª supera outras universidades na Oceânia por treze anos consecutivos desde 2011.

Duas universidades chinesas fazem parte pela primeira vez do Top 100, a Universidade Centro-Sul na 95ª posição e a Universidade Nanjing na 96ª posição.

Portugal possui 6 Universidades entre as 1000 melhores do mundo, sendo 4 no Top 500. Entre as universidades portuguesas a Universidade de Lisboa posiciona-se nas posições 201-300 bem como a Universidade do Porto. Nas posições 401-500 estão a Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra e a Universidade do Minho. A Universidade Nova de Lisboa cai na pontuação para o intervalo de 601-700.

No domínio das disciplinas académicas destaca-se na 6ª posição mundial a Engenharia Naval e Oceânica da Universidade de Lisboa.