Universidades europeias bem colocadas no U-Multiranking 2019

U-Multiranking 2019 coloca as universidades da União Europeia bem posicionadas. De entre as universidades portuguesas destaca-se a Universidade Católica e a Universidade Fernando Pessoa, no Top 25 de classificações.

Universidades europeias bem colocadas U-Multiranking 2019
Universidades europeias bem colocadas U-Multiranking 2019. Foto: © Rosa Pinto

A sexta edição do ranking das universidades U-Multirank, que inclui mais de 1.700 universidades de 96 países de todo o mundo foi hoje publicada. O U-Multirank compara anualmente o desempenho das instituições de ensino superior nos domínios mais importantes para os estudantes.

Este ano o U-Multirank utiliza um mapa para mostra as universidades com os melhores desempenhos globais. Entre as universidades europeias são destacadas a EDEHEC Business School, em França, a Chalmers University of Technology, na Suécia, e a Universidade de Groningen, nos Países Baixos, que se encontram entre as melhores. No Top 5 em “income from continous professional development” encontramos a Universidade Católica Portuguesa e em “interdisciplinary publications” está a Universidade Fernando Pessoa.

As universidades abertas têm melhor desempenho do que as universidades com baixo intercâmbio internacional nas áreas de transferência de conhecimento, impacto de investigação e educação. Verificando-se que são mais bem classificadas quando envolvem e transferem conhecimento para a indústria, com 39%, no estabelecimento de empresas, com 80% e em registo de patentes com 2,5 mais, e suas investigações mostram maior alcance, em que 36% apresentam um maior número de publicações citadas.

O U-Multirank, que em 2019 avaliou 1.711 universidades, mostra que as universidades de fronteira aberta são caracterizadas por fortes laços internacionais, como as mais altas taxas de estudantes estrangeiros, mais pessoal académico internacional, com taxas mais altas de doutorados internacionais e mais copublicações internacionais.

Na transferência de conhecimento, que é medida pelo número de spinoffs criadas pelas universidades, a Telecom ParisTech e a Grenoble Ecole de Management são as universidades de fronteira aberta de melhor desempenho.

No caso das publicações conjuntas com parceiros industriais, Luiss Guido Carli em Roma e Montanuniversität Leoben na Áustria são as principais universidades de fronteiras abertas.
No registo de patentes surge o Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia do Japão e a Universidade Técnica da Dinamarca.

As duas instituições de fronteiras abertas com a maior percentagem das principais publicações citadas são a The Rockefeller University, em Nova Iorque, e o Massachusetts Institute of Technology, ambos nos EUA, e a melhor da Europa é o Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH) de Zurique.

É a colaboração internacional que concede acesso a uma diversidade de estudantes e investigadores que leva ao melhor desempenho da Universidade. Os dados do U-Multirank comprovam que as universidades são mais fortes quando colaboram internacionalmente, enquanto o nacionalismo só as coloca em risco ”, referiu Frans van Vught e Frank Ziegele, líderes de projetos conjuntos da U-Multirank.

O U-Multirank também mostra que as instituições de ensino superior da União Europeia têm muito bom desempenho quando, destacando 135 universidades com alto desempenho e altas classificações em educação e investigação.

Tibor Navracsics, Comissário Europeu para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, referiu: “Estou satisfeito por ver os mais recentes resultados do U-Multirank que mostram que as universidades da União Europeia têm um muito bom desempenho quando a educação, a investigação e a satisfação dos estudantes são analisadas em conjunto”.

“À medida que trabalhamos para criar um Espaço Europeu da Educação, onde todos recebem a melhor educação e podem estudar livremente, bem como o desenvolvimento da nossa principal iniciativa das Universidades Europeias”, o U-Multirank continuará a posicionar melhor as universidades da União Europeia.