Ursula Gertrud von der Leyen vai presidir à Comissão Europeia

Conselho Europeu aprova a alemã Ursula Gertrud von der Leyen para futura Presidente da Comissão Europeia.

Ursula Gertrud von der Leyen vai presidir à Comissão Europeia
Ursula Gertrud von der Leyen vai presidir à Comissão Europeia

Ursula Gertrud von der Leyen, atual ministra da Defesa da Alemanha e vice-presidente da União Democrata-Cristã (CDU) foi nomeada pelo Conselho Europeu para o cargo de Presidente da Comissão Europeia. Cabe ao Parlamento Europeu confirmar esta alemã para o cargo.

Considerada a sucessora de de Angela Merkel, Ursula Gertrud von der Leyen de 60 anos de idade é licenciada em economia e doutorada em medicina.

Depois de um percurso no domínio da ciência e medicina, Ursula Gertrud von der Leyen é eleita em março de 2003 para o Parlamento Estadual de Baixa Saxônia, em dezembro de 2004 passa a membro do Conselho Federal da CDU. Em novembro de 2005 é nomeado Ministra dos Assuntos Sociais, Mulheres, Família e Saúde de Baixa Saxônia, para em 22 de novembro 2005 ser empossada Ministra Federal da Família, Idosos, Mulheres e Juventude do Governo da chanceler Angela Merkel.

Após as Eleições federais na Alemanha em 2009, Ursula von der Leyen foi, em 28 de outubro de 2009, empossada como Ministra da Família, agora no segundo Governo de Angela Merkel. Mas em 27 de novembro de 2009 assumiu o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, até 2013. No seguimento de novas eleições, Ursula von der Leyen assumiu a pasta da Defesa em 22 de setembro 2013, tornando-se na primeira mulher Ministra da Defesa na história da República Federal da Alemanha.