Ursula von der leyen apoia posição do Presidente ucraniano num cessar–fogo a infraestruturas de energia

Ursula von der leyen apoia posição do Presidente ucraniano num cessar-fogo a infraestruturas de energia
Ursula von der leyen apoia posição do Presidente ucraniano num cessar-fogo a infraestruturas de energia. Foto: ©UE

Depois do Presidente dos EUA, Donald Trump, ter anunciado uma trégua ou suspensão mútua, entre a Rússia e a Ucrânia, dos ataques a instalações de energia, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que falou com o Presidente da Ucrânia, referindo que apoia “o apelo do Presidente Zelenskyy para um cessar-fogo que proteja o abastecimento alimentar global e as infraestruturas energéticas na Ucrânia e na Rússia.”

Ursula von der Leyen, referiu que “a guerra entrou numa nova fase, mais negra” e que transmitiu “solidariedade ao povo ucraniano.”

A Presidente da Comissão Europeia também anunciou que “Ucrânia estará em destaque no Conselho Europeu desta semana” onde serão discutidas as necessidades de financiamento para o próximo ano e como mobilizar novo apoio global, para a Ucrânia.

“Esta semana, a UE também vai disponibilizar mais financiamento para drones e mísseis para reforçar as defesas da Ucrânia e proteger o seu espaço aéreo”, anunciou também a Presidente da Comissão Europeia.