Ursula von der Leyen define metas na Cimeira Social do Porto

No final da década pelo menos 78% dos europeus adultos devem ter emprego, pelo menos 60% dos adultos devem ter formação anual e pelo menos 15 milhões de europeus devem sair da pobreza. Objetivos apresentados por Ursula von der Leyen na Cimeira Social do Porto.

Ursula von der Leyen define metas na Cimeira Social do Porto
Ursula von der Leyen define metas na Cimeira Social do Porto. Foto: © União Europeia

A pandemia e a incerteza que a acompanha não acabou, referiu Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, hoje, no Porto, na abertura da Cimeira Social, e acrescentou: “A recuperação ainda está num estágio inicial”. Mas graças à economia social europeia que é “uma economia humana que nos protege dos grandes riscos da vida” é possível garantir “contra o risco de doença, desemprego ou pobreza”.

“No entanto, sabemos que nosso mundo está em transformação. Uma economia global em mudança. Uma sociedade envelhecida. O impacto da tecnologia e automação. Um planeta em aquecimento. Além de tudo isto, veio um vírus que encolheu o nosso PIB, tirou vidas e destruiu meios de subsistência. As novas gerações que agora entram no mercado de trabalho estão preocupadas. Elas veem a qualidade de vida dos pais, não como um ponto de partida, mas como algo que talvez nunca consigam” disse a presidente.

“O mundo está a mudar e teremos que mudar também”, e referiu: “Como o grande Giuseppe Tomasi di Lampedusa, em o Leopardo, que disse: “Tudo tem que mudar para que tudo continue como está”. Temos de agir sobre as mudanças climáticas. Queremos que a Europa seja pioneira na era digital. Mas também queremos que a promessa social da Europa seja plena de vida. E é isso que nos traz aqui ao Porto. Estamos aqui para construir uma Europa social adequada aos nossos dias”.

“Enquanto nos reunimos, aqui no Porto, os europeus apelam precisamente à oportunidade e à proteção. A pandemia revelou alguns dos paradoxos da nossa economia. Basta pensar nos chamados trabalhadores essenciais”. “Todos nós sabemos agora que a nossa vida diária depende deles. Do seu trabalho, dos riscos que assumem. A contribuição deles foi inestimável durante esta pandemia”.

Mas lembrou: “No entanto, muitos desses trabalhadores essenciais não gozam dos mesmos direitos e da mesma segurança social que outros. A economia social de mercado da Europa também deve trabalhar para eles. Deve funcionar para os jovens e para as mulheres, que foram os primeiros a perder o emprego durante os confinamentos, porque não tinham um contrato adequado. A economia da Europa deve trabalhar para as pessoas que deram o seu melhor e ainda não ganham o suficiente para viver. Deve funcionar para aqueles que precisam de aprender novas capacidades para os empregos de amanhã. Mas também deve funcionar para os empregadores que estão a investir, que assumem riscos e cuidam dos seus funcionários. Portanto, a promessa da Europa é para todos eles”.

Ursula von der Leyen continuou referindo “estamos aqui para discutir como podemos fazer isso. Em primeiro lugar, acredito que precisamos de objetivos claros para orientar a nossa ação. Foi por isso que propusemos, de facto, no Plano de Ação da Comissão, três objetivos mensuráveis, ambiciosos e realizáveis”.

“Quais são os objetivos? No final desta década, queremos que pelo menos 78% dos europeus adultos tenham um emprego. É possível, se olharmos apenas para a grande proporção de mulheres que não têm hoje emprego. Queremos pelo menos 60% de europeus adultos em formação todos os anos, porque a qualificação, a formação e o aperfeiçoamento são uma das necessidades mais urgentes para que toda a força de trabalho cumpra a transformação – a transformação verde e a transformação digital. E devemos tirar pelo menos 15 milhões de europeus da pobreza, o mais importante de tudo: pelo menos 5 milhões de crianças. Todos nós sabemos por que temos essas metas, porque apenas o que é medido é feito” relevou a presidente da Comissão Europeia.