Ursula von der Leyen mostra pressa em colocar a Moldávia na União Europeia

Ursula von der Leyen mostra pressa em colocar a Moldávia na União Europeia
Ursula von der Leyen mostra pressa em colocar a Moldávia na União Europeia. Foto: © UE

Na abertura da cimeira União Europeia – Moldávia a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen afirmou que “o futuro da Moldávia reside na União Europeia”. Isto, disse a Presidente da Comissão Europeia, “ficou claro há oito meses, quando o povo da Moldávia deu um passo crucial e votou para ancorar o seu futuro europeu na sua constituição.

Agora, a Moldávia tem uma oportunidade histórica de progredir. Estamos ansiosos por abrir todos os blocos de negociações de adesão da Moldávia o mais rapidamente possível”, afirmou a líder europeia.

Ao longo dos últimos anos a União Europeia tem feito várias ações para que a corrente pro europa venha a vencer, um esforço que continua a ser feito como indicou Ursula von der Leyen que afirmou: “Lançámos em conjunto um Plano de Crescimento de 1,9 mil milhões de euros no ano passado”, e “posso confirmar que libertámos os primeiros 270 milhões de euros. Isto significa um novo Hospital Regional de Bălți, um sistema de aquecimento urbano restaurado em Chișinău e faturas de eletricidade e gás mais baixas. E, claro, muito investimento na competitividade da Moldávia.

Mas há mais apoio da União Europeia, e indicou: “Aboliremos também os custos de roaming para os moldavos que viajam para a União Europeia e para os membros da sua diáspora que regressam a casa para férias. O Wi-Fi gratuito será instalado em áreas públicas em Chișinău, e a SEPA (Área Única de Pagamentos em Euros) tornará mais fácil e mais barato o envio de dinheiro entre famílias e empresas.