UTAD recebe mais 596 novos estudantes do estrangeiro

Há 596 novos estudantes estrangeiros inscritos no ano letivo 2023/24, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os estudantes, maioritariamente provenientes de países da Europa, África e América, vão frequentar sobretudo mestrados e doutoramentos.

UTAD recebe mais 596 novos estudantes do estrangeiro
UTAD recebe mais 596 novos estudantes do estrangeiro. Foto: DR

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi escolhida por 596 novos estudantes provenientes de 39 países para os seus estudos no ano letivo 2023/24. A maioria dos estudantes chega de países da Europa, de África e da América.

“Atualmente temos mil estudantes internacionais, de 48 nacionalidades, a frequentar diferentes ciclos de estudo. Este número representa já 25% do total de estudantes da academia transmontana, o que confirma que a UTAD é um destino universitário cada vez mais global e inclusivo”, esclareceu o vice-reitor para a Internacionalização, Luís Ramos, citado em comunicado da Universidade.

A UTAD refere que mais de metade dos novos estudantes internacionais está inscrita em mestrados e doutoramentos, com as Ciências Humanas e Sociais, as Ciências da Vida e do Ambiente e as Tecnologias a dominarem as preferências. Em mestrados estão inscritos 59% dos estudantes, 4% em mestrados integrados e 10% em doutoramentos.

“Os dados revelam que 73% dos estudantes internacionais optam por frequentar o 2.º e 3.º ciclos de estudos, o que demonstra a crescente atratividade dos programas doutorais e de mestrado oferecidos pela UTAD”, revelou Luís Ramos.

A UTAD tem procurado internacionalizar a sua oferta formativa, apostando nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e na diáspora portuguesa. “Muitos dos nossos estudantes vêm de Angola, Brasil, Guiné-Bissau e Moçambique, mas continuamos apostados em contribuir para a promoção do conhecimento a nível global”, conclui Luís Ramos.