A empresa farmacêutica e de biotecnologia americana Moderna anunciou as primeiras vacinas de mRNA contra a COVID-19 totalmente fabricadas no Canadá, e que as mesmas já estão a ser distribuídas pelo país, o que a empresa indica que marca um aumento na capacidade de produção nacional de vacinas e fortalece a segurança sanitária do Canadá.
“A entrega das primeiras vacinas de mRNA fabricadas no Canadá para províncias e territórios em todo o país representa um marco importante na parceria com o Canadá“, disse, citado em comunicado, Stéphane Bancel, CEO da Moderna.
“Não se trata apenas do fabrico local, mas também de liderança científica, segurança sanitária nacional e de garantir que os canadianos tenham acesso oportuno aos mais recentes medicamentos de mRNA. Temos orgulho em apoiar o Canadá no avanço da inovação, impulsionando o crescimento económico e investindo em um futuro resiliente para a saúde pública“, acrescentou Stéphane Bancel.
Todo o fármaco da Spikevax – vacina de mRNA contra a COVID-19 – que tem como alvo a variante LP.8.1 do SARS-CoV-2, é fabricado na unidade de Laval, Quebec. O enchimento e acabamento das novas seringas pré-cheias de uso único são realizados pela Novocol Pharma em Cambridge, Ontário.
“Como canadiano, é extremamente significativo ver nossas primeiras vacinas contra a COVID-19 fabricadas no Canadá, em seringas pré-cheias, a chegar a todo o país para ajudar a proteger os canadianos a partir deste outono. Isso marca uma mudança crucial, demonstrando que a capacidade de produção nacional do Canadá é real, operacional e responde hoje aos canadianos. Isso reflete o que é possível quando a ciência, a indústria e o governo trabalham juntos com um propósito”, referiu Stefan Raos, gerente geral da Moderna Canadá.
A vacina atualizada da Moderna contra a COVID-19, direcionada à variante LP.8.1, foi aprovada pela Agência reguladora de medicamentos e tecnologias em Saúde do Canadá e também recebeu autorização de agências reguladoras nos Estados Unidos, Europa, Japão, Suíça e de vários outros países. A farmacêutica indicou que foram submetidos às entidades reguladoras pedidos adicionais que estão a ser analisados globalmente em preparação para a temporada de vírus respiratórios de 2025-2026.
“O marco de hoje, com a produção das primeiras doses da vacina contra a COVID-19 da Moderna fabricadas no Canadá, representa uma grande conquista para o setor de biofabricação e ciências da vida do Canadá. O nosso governo está a construir uma economia resiliente e voltada para o futuro, que posiciona o Canadá como líder global em investigação científica e inovação. Os investimentos da Moderna no Canadá fortalecem nossa indústria nacional de ciências da vida, criam novos empregos bem remunerados para os canadianos e reforçam nossa segurança nacional”, declarou, citada em comunicado da Moderna, Mélanie Joly, Ministra da Indústria do Canadá e Ministra responsável pelo Desenvolvimento Económico do Canadá para as Regiões de Quebec.
“A produção das primeiras doses de uma vacina contra a COVID-19 totalmente fabricada no Canadá demonstra o poder da colaboração entre governo, indústria e ciência para ajudar a proteger a saúde dos canadenses. Ao produzir vacinas aqui no Canadá, estamos apoiando nossa economia e, ao mesmo tempo, fortalecendo a capacidade do Canadá de responder de forma rápida e eficaz a futuras emergências de saúde pública”, declarou, citada em comunicado da farmacêutica, Marjorie Michel, Ministra da Saúde do Canadá.














