Vacina contra a tuberculose bovina vai entrar em testes

Ensaios com vacina em bovinos contra tuberculose bovina vão ter início no Reino Unido. Atualmente na Inglaterra e no País de Gales são abatidos, por ano, mais de 40.000 bovinos, devido à infeção pela tuberculose bovina.

Vacina contra a tuberculose bovina vai entrar em testes
Vacina contra a tuberculose bovina vai entrar em testes. Foto: © Rosa Pinto

Os principais testes de vacina contra tuberculose bovina (TBb) do mundo estão programados para começar na Inglaterra e no País de Gales, depois do Governo Britânico ter dado luz verde aos ensaios.

Estes testes vão permitir acelerar o trabalho do desenvolvimento de uma vacina para bovinos prevista para estar disponível até 2025. Estes testes são o mais recente e importante marco para erradicar uma doença animal altamente prejudicial, indicou o Governo Londrino.

A tuberculose bovina é um dos desafios de saúde animal mais difíceis e sem tratamento que muitos estábulos como acontece atualmente na Inglaterra e no País de Gales, onde mais de 40.000 bovinos são abatidos por ano devido à infeção pela TBb.

Mas o Governo lembrou que “uma vacina para bovinos só pode tornar uma ferramenta poderosa na batalha contra a doença, após os testes necessários e as aprovações subsequentes para garantir sua segurança e eficácia”.

Para o Secretário do Meio Ambiente George Eustice “a TB bovina é uma doença lenta e traiçoeira que pode causar um trauma considerável aos agricultores, pois sofrem a perda de animais altamente valorizados e de rebanhos valiosos”.

A diretora veterinária do Reino Unido, Christine Middlemiss, referiu: “A pesquisa inovadora da Agência de Plantas e Saúde Animal tem sido fundamental no desenvolvimento dessa potencial vacina. Embora não exista uma maneira única de combater esta doença complexa e prejudicial, a vacinação de gado é uma nova ferramenta potencial para a nossa abordagem multifacetada de enfrentá-la e evitá-la de maneira importante, fornecendo apoio vital às nossas comunidades agrícolas”.

Para James Russell da Associação Veterinária Britânica “estes testes de campo marcam o culminar de anos de investigação e esforços inovadores da comunidade científica veterinária para expandir a gama de ferramentas disponíveis para veterinários e agricultores para combater a tuberculose bovina”.