Vacina COVID-19 da Moderna é segura e eficaz em adolescentes

Estudo sobre o uso da vacina COVID-19 da Moderna em adolescentes dos 12 aos menos de 18 anos mostrou ser segura e eficaz. Após 14 dias da toma da segunda dose da vacina a eficácia foi de 100%.

Vacina COVID-19 da Moderna é segura e eficaz em adolescentes
Vacina COVID-19 da Moderna é segura e eficaz em adolescentes

A Moderna anunciou hoje, 25 de maio, que o estudo de Fase 2/3 da sua vacina COVID-19, em adolescentes, atingiu seu ponto final de imunogenicidade primária, superando com sucesso as respostas imunológicas à vacinação de adultos.

A empresa de biotecnologia pioneira em terapias e vacinas de RNA mensageiro (mRNA) indicou que no estudo não foi observado nenhum caso de COVID-19 em participantes que receberam as duas doses da vacina Moderna COVID-19.

Além disso, a vacina apresentou uma eficácia de 93% em participantes soronegativos a partir de 14 dias após a toma da primeira dose. No estudo, conhecido como estudo TeenCOVE, participaram 3.732 pessoas com idades entre os 12 e menos de 18 anos, nos EUA. A Moderna indica que vai enviar os dados aos reguladores, em todo o mundo, no início de junho.

Stéphane Bancel, CEO da Moderna, referiu: “Estamos encorajados dado que a vacina mRNA-1273 foi altamente eficaz na prevenção da COVID-19 em adolescentes. É particularmente emocionante ver que a vacina Moderna COVID-19 pode prevenir a infeção por SARS-CoV-2”.

A Moderna lembrou que a maioria dos eventos adversos à vacina foram de gravidade leve ou moderada. O evento adverso local mais comum foi dor no local da injeção. Os eventos adversos sistémicos mais comuns após a segunda dose da vacina mRNA-1273 foram a cefaleia, fadiga, mialgia e calafrios.