Vacinas COVID-19: Comissão Europeia conclui acordo com a CureVac

Comissão Europeia conclui negociações com a biofarmacêutica CureVac para o fornecimento de uma possível vacina de COVID-19. O acordo prevê a aquisição inicial de 225 milhões de doses de vacina para todos os Estados-Membros da União Europeia.

Vacinas COVID-19: Comissão Europeia conclui acordo com a CureVac
Vacinas COVID-19: Comissão Europeia conclui acordo com a CureVac. Foto: © Rosa Pinto

A Comissão Europeia (CE) divulgou que concluiu hoje as negociações exploratórias com a biofarmacêutica CureVac para adquirir uma possível vacina que a empresa está a desenvolver contra a COVID-19. A CE tem vindo a proceder a negociações com os grupos que estão a desenvolver possíveis vacinas tendo já firmado negociações com a Sanofi-GSK, em 31 de julho, e a Johnson & Johnson, em 13 de agosto, e a assinatura, em 14 de agosto, de um acordo prévio de aquisição com a AstraZeneca.

O contrato previsto com a CureVac irá proporcionar a todos os Estados-Membros da União Europeia (UE) a possibilidade de adquirirem a vacina, bem como de fazer doações aos países de baixo e médio rendimento ou de a redirecionar para países europeus.

O acordo prevê que a CE disponha de um quadro contratual para a compra inicial de 225 milhões de doses em nome de todos os Estados-Membros da UE, a fornecer logo que a vacina se tenha revelado segura e eficaz contra a COVID-19. A CE prossegue com negociações com outras empresas que têm em desenvolvimento vacinas para a COVID-19.

A CureVac é uma empresa europeia, pioneira no desenvolvimento de uma classe de vacinas totalmente nova com base no ARN mensageiro (mRNA) transportado para as células por nanopartículas lipídicas. A plataforma de vacinas tem sido desenvolvida ao longo da última década. O princípio básico consiste em utilizar esta molécula como um suporte de informações, com a ajuda das quais o corpo humano pode produzir as suas próprias substâncias ativas para combater várias doenças.

Em 6 de julho, o Banco Europeu de Investimento e a CureVac assinaram um acordo de empréstimo de 75 milhões de euros para o desenvolvimento e a produção de vacinas em larga escala, incluindo a vacina candidata da CureVac contra a COVID-19.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, referiu: “A Comissão Europeia cumpre a sua promessa de garantir aos europeus e ao mundo um acesso rápido a uma vacina segura que nos proteja contra o coronavírus. Cada ronda de negociações concluída com a indústria farmacêutica aproxima-nos da vitória contra este vírus. Teremos em breve um acordo com a CureVac, a inovadora empresa europeia que beneficiou anteriormente de financiamento da UE para produzir uma vacina na Europa. E as nossas negociações prosseguem com outras empresas para encontrar a tecnologia que nos proteja a todos”.

Stella Kyriakides, comissária responsável pela Saúde e Segurança dos Alimentos, afirmou: “Hoje concluímos negociações com a empresa CureVac para aumentar as possibilidades de encontrar uma vacina eficaz contra o coronavírus. Continuamos a trabalhar lado a lado com os Estados-Membros e com os promotores de vacinas para cumprir os objetivos da nossa Estratégia de Vacinação Europeia – uma vacina para todos.”