Vacinas para varíola por vírus monkeypox chegam a Portugal

Depois de Espanha ter recebido 5.300 doses de vacina para combater a varíola pelo vírus monkeypox, Portugal é o segundo país da União Europeia na lista de prioridades a receber vacinas, quando apresenta 373 casos confirmados da doença.

Vacinas para varíola por vírus monkeypox chegam a Portugal
Vacinas para varíola por vírus monkeypox chegam a Portugal. Foto: DR

As primeiras 5.300 doses de vacina para combater o surto da varíola pelo vírus monkeypox adquiridas pela Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA, sigla do inglês) da Comissão Europeia já chegaram a Espanha.

Em comunicado a Comissão Europeia indica que das 109.090 doses adquiridas à Bavarian Nordic, Portugal deve ser o segundo país a receber vacinas, ainda esta semana, quando no país já se verifica um total de 373 casos confirmados.

A distribuição das vacinas pelos Estados-Membros irá ser feita com prioridade pelos mais afetados. Assim, depois de Espanha e Portugal as vacinas são entregues à Alemanha e à Bélgica. Nos meses de julho e agosto, serão entregues novas remessas a outros Estados-Membros.

Stella Kyriakides, comissária responsável pela Saúde e Segurança dos Alimentos, referiu que “as primeiras entregas de vacinas em resposta ao surto de varíola por monkeypox estão a chegar aos países mais afetados”, o que mostra que “a União Europeia da Saúde responde assim em tempo real a novas ameaças para a saúde e protege os seus cidadãos”.

A Comissária releva que “é a primeira vez que, através da nossa Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias, adquirimos e doamos diretamente vacinas aos Estados-Membros. Com a HERA em pleno funcionamento, a UE reforçou significativamente a sua capacidade de responder e fazer face de forma decisiva a novas ameaças para a saúde.”