“Valença Flor de Maio” é a festa de cor de natureza e tradição

“Valença Flor de Maio” é a festa de cor de natureza e tradição

A iniciativa “Valença Flor de Maio” serve o momento para mostrar que Valença é história, tradição, cultura e vida. De 1 a 9 de maio, a cidade mostra a cor e a beleza que a sua comunidade releva, tornando-a numa paisagem onde o elo com a natureza se fortifica.

As gentes revivem a tradição das Maias e torna uma oportunidade para os visitantes se envolverem no espírito que a primavera sustenta anualmente a esperança de um renascer em que a biodiversidade dá sustentabilidade à vida.

Nos nove dias, Valença é tempo primaveril, com uma mostra floral no Jardim Municipal, instalações artísticas na Fortaleza, decoração de espaços públicos e privados, e a emblemática Flower Power Party.

O Jardim Municipal recebe uma exposição que mostra a arte de trabalhar as flores, onde arranjos florais, que mostram a criatividade valenciana, dão cor aos gradeamentos voltados para as avenidas Tito Fontes e Miguel Dantas.

Na Fortaleza, os tradicionais “Corações de Maio” estão na Rua Conselheiro Lopes da Silva e no Largo do Bom Jesus, onde composições florais criam cenários que surpreendem os visitantes.

As Portas da Coroada, as Portas do Sol e os varandins dos Paços do Concelho estão ornamentadas, que as associações locais contribuem e que são consideradas “uma imagem coesa e envolvente de todo o concelho”.

É esperado que a iniciativa envolva a comunidade na decoração de ruas, praças, estabelecimentos e habitações. A autarquia dá o apoio ao disponibilizar ramos de giesta em vários pontos pela cidade.

Da programação do evento consta a Flower Power Party, a ter lugar no Jardim Municipal, na noite de sábado, 2 de maio, a partir das 22h30. Um evento a autarquia indica terá terá a participação dos bares locais, dos DJs valencianos Carlos Daniel e José Luís, e do projeto Remember Old Times.