Valencia: Congresso Internacional do Associativismo e da Animação Sociocultural

Associativismo e Animação Sociocultural reúne em congresso internacional, em Valencia, de 28 a 30 de abril de 2023. Na Escola Superior de Ciências Empresariais reúnem para debate, dirigentes associativos e académicos oriundos de Portugal, Espanha e Brasil.

Valencia: Congresso Internacional do Associativismo e da Animação Sociocultural
Valencia: Congresso Internacional do Associativismo e da Animação Sociocultural

Valença acolhe, na Escola Superior de Ciências Empresariais, entre 28 e 30 de abril, o congresso internacionalAssociativismo e Animação Sociocultural: Reflexões e inquietações à volta da educação, autonomia, participação, voluntariado e cidadania.”

O Congresso reúne académicos, dirigentes associativos e técnicos de Portugal, Espanha e Brasil que irão debater o associativismo e a animação sociocultural, numa reflexão sobre as inquietações à volta da educação, autonomia, participação, voluntariado e cidadania.

Está prevista a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, na sessão de abertura, em que a sessão inaugural estará a cargo do catedrático e ex-reitor da Universidade Técnica de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa. Uma sessão subordinada ao tema “Associativismo e Educação”.

Da programação faz parte que que o encerramento da congresso contará com a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, numa sessão subordinada ao tema “O Território e o Associativismo como pilares educativos e de interação humana”.

A coordenação da comissão científica do congresso está a cargo da Professora Doutora Maria Luísa Monera Olmos, da Universidade de Valência, de Espanha.

Um congresso destinado a académicos, dirigentes associativos, técnicos, animadores socioculturais, entre outros, que ao longo dos três dias poderão participar em 13 oficinas / workshop’s temáticos que estão previstos.

A iniciativa é da INTERVENÇÃO – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, uma entidade que presta formação na área social, cultural, educativa, artística, associativa, gerontológica, geriátrica, turística, patrimonial, animação sociocultural e artes tradicionais. O congresso tem, ainda, o apoio da Eurocidade Tui.Valença.