Valongo recebe semifinal da competição Apps for Good

Decorre em Valongo a semifinal do programa Apps for Good. É a maior competição dedicada a aplicações tecnológicas, criadas por jovens, para resolver problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo. O encontro tem o apoio da Câmara Municipal de Valongo.

Valongo recebe semifinal da competição Apps for Good
Valongo recebe semifinal da competição Apps for Good. Foto: DR

A cidade de Valongo é, dia 28 de junho, palco da semifinal entre 66 equipas de jovens entre os 10 e os 18 anos que vão disputar a classificação na Apps for Good, ou seja, pela melhor aplicação criada por jovens para resolver problemas sociais. Os jovens vão demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, apresentando as suas ideias que na sua conceção consideram solucionar problemas reais.

O Encontro Regional da 4ª Edição do Apps for Good tem o apoio da Câmara Municipal de Valongo e conta com a presença de vários membros do governo autárquico, como o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Ribeiro, a Presidente da CPCJ de Valongo, Alexandra Pacheco, e António Silva em representação da Direção-Geral da Educação.

Constituição do júri de classificação da semifinal

As equipas de alunos, que participam nesta edição do programa, fazem um Pitch de 3 minutos para um júri constituído por representantes dos apoiantes e parceiros do programa, como Pedro Silva, da Synopsys, Patrícia Ferreira, da ANPRI, Fernando Reis, da EDUCOM, Zoraida Oliveira da BNP Paribas, Helena Loureiro, da Portugal Inovação Social, Maria José Loureiro, da Universidade de Aveiro, Marisa Afonso, da Porto Editora, entre outros.

A seguir ao Pitch as equipas vão apresentar-se a público num Marketplace e, no final, o júri irá escolher as 9 melhores soluções tecnológicas para estarem presentes na final, em setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian. O Presidente da Câmara Municipal de Valongo entrega o Prémio do Público, que é patrocinado pela Câmara.

Centro de Cidadania Digital

João Baracho, diretor executivo do Centro de Cidadania Digital (CDI) referiu: “A tecnologia é um meio para a resolução de problemas e de causas sociais para criar uma sociedade mais sustentável e cívica e o Apps for Good ajuda a desenvolver a capacidade criativa e empreendedora dos jovens.”

O programa Apps for Good foi lançado há cinco anos pelo Centro de Cidadania Digital para seduzir jovens, entre os 10 e 18 anos, e professores para a utilização da tecnologia na resolução dos problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático. O objetivo do programa é o desenvolvimento de Apps para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.

O desenvolvimento das Apps

O desenvolvimento das Apps decorre ao longo do ano letivo, onde professores, de todas as áreas disciplinares, e alunos têm acesso a conteúdos online com uma metodologia de projeto de 5 passos. Para apoiar no desenvolvimento do projeto, os participantes têm acesso a uma rede de especialistas que se ligam online à sala de aula, para prestar todo o apoio de esclarecimento de dúvidas. O modelo de implementação é em regime curricular ou extracurricular.

No final do projeto, as escolas podem optar por participar na competição que está dividida em duas fases: Encontros Regionais, as semifinais, em que todos os alunos vão a Marketplace e fazem o seu pitch, e as equipas selecionadas vão ao encontro final onde são premiadas as melhores soluções.

Os parceiros do programa Apps for Good

O Apps for Good conta com vários parceiros, tais como a Microsoft, Fundação Calouste Gulbenkian, Synopsys, Fundação PT, Siemens, SAP, DNS.pt, REN, SIVA, BNP Paribas, SAGE, IBM, DECSIS, SRS Advogados e PWC entre outros, mas também parceiros institucionais, como a Direção-Geral de Educação, a Associação Nacional de Professores de Informática, a APDC, a Educom, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Associação Portuguesa de Professores de Inglês. Este programa é ainda financiado pela Iniciativa Portugal Inovação Social.