Valongo reconhecida com título Folha Verde da Europa 2022

Tallinn, na Estónia, recebe Prémio da Capital Verde Europeia 2023 e Valongo, em Portugal, bem como Winterswijk, na Holanda, recebem prémio Folha Verde da Europa 2022. Um reconhecimento por serem cidades ativas ambientalmente.

Valongo reconhecida com título Folha Verde da Europa 2022
Valongo reconhecida com título Folha Verde da Europa 2022

A cidade de Tallinn, na Estónia, recebe prémio de Capital Verde da Europa 2023 e o título de Folha Verde da Europa 2022 foi atribuído conjuntamente à cidade portuguesa de Valongo e à cidade holandesa de Winterswijk.

Tallinn vai receber um prémio financeiro de 600.000 euros para ajudar a cidade vencedora a arrancar com os projetos e eventos para o ano 2023, como Capital Verde Europeia.

As cidades vencedoras da “Folha Verde da Europa 2022” vão receber um prémio financeiro de 200.000 euros cada. Todas as cidades vencedoras até à data são reconhecidas pelos seus esforços para alcançar elevados padrões ambientais.

“As cidades de Tallinn, Valongo e Winterswijk demonstraram o compromisso e ações concretas para criar locais mais saudáveis, melhores e mais verdes para seus cidadãos. Apesar de mais um ano sob as restrições da COVID-19, as ambições para uma transição verde permanecem altas. Os vencedores deste ano nos convenceram de sua capacidade de ir mais longe pela sustentabilidade e liderar o caminho na criação de cidades que são adequadas para a vida”, referiu Virginijus Sinkevičius, Comissário Europeu para o Meio Ambiente, Oceanos e Pescas.

A cidade portuguesa de Valongo convenceu o Júri de que está a abordar as questões ambientais. Prioriza o envolvimento dos cidadãos e mostra um forte compromisso político. A cidade concentra-se em áreas naturais, já que cerca de 60% de seu município é coberto por floresta. Como a maioria dessas áreas é de propriedade privada, isso torna ainda mais desafiador implementar políticas públicas. O júri também apreciou as várias maneiras como a cidade oferece apoio aos cidadãos de baixo rendimento na transição para a sustentabilidade, bem como a estreita colaboração de Valongo com cidades vizinhas para preservar a natureza circundante.