Valongo reconhecida com título Folha Verde da Europa 2022

Tallinn, na Estónia, recebe Prémio da Capital Verde Europeia 2023 e Valongo, em Portugal, bem como Winterswijk, na Holanda, recebem prémio Folha Verde da Europa 2022. Um reconhecimento por serem cidades ativas ambientalmente.

0
Valongo reconhecida com título Folha Verde da Europa 2022
Valongo reconhecida com título Folha Verde da Europa 2022

A cidade de Tallinn, na Estónia, recebe prémio de Capital Verde da Europa 2023 e o título de Folha Verde da Europa 2022 foi atribuído conjuntamente à cidade portuguesa de Valongo e à cidade holandesa de Winterswijk.

Tallinn vai receber um prémio financeiro de 600.000 euros para ajudar a cidade vencedora a arrancar com os projetos e eventos para o ano 2023, como Capital Verde Europeia.

As cidades vencedoras da “Folha Verde da Europa 2022” vão receber um prémio financeiro de 200.000 euros cada. Todas as cidades vencedoras até à data são reconhecidas pelos seus esforços para alcançar elevados padrões ambientais.

“As cidades de Tallinn, Valongo e Winterswijk demonstraram o compromisso e ações concretas para criar locais mais saudáveis, melhores e mais verdes para seus cidadãos. Apesar de mais um ano sob as restrições da COVID-19, as ambições para uma transição verde permanecem altas. Os vencedores deste ano nos convenceram de sua capacidade de ir mais longe pela sustentabilidade e liderar o caminho na criação de cidades que são adequadas para a vida”, referiu Virginijus Sinkevičius, Comissário Europeu para o Meio Ambiente, Oceanos e Pescas.

A cidade portuguesa de Valongo convenceu o Júri de que está a abordar as questões ambientais. Prioriza o envolvimento dos cidadãos e mostra um forte compromisso político. A cidade concentra-se em áreas naturais, já que cerca de 60% de seu município é coberto por floresta. Como a maioria dessas áreas é de propriedade privada, isso torna ainda mais desafiador implementar políticas públicas. O júri também apreciou as várias maneiras como a cidade oferece apoio aos cidadãos de baixo rendimento na transição para a sustentabilidade, bem como a estreita colaboração de Valongo com cidades vizinhas para preservar a natureza circundante.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!