Valor pago em bolsas no ensino superior sobe para 87 milhões de euros

Governo já atribuiu mais de 87 milhões de euros aos alunos bolseiros, mais 19% comparativamente ao ano anterior, com o valor médio pago por estudante bolseiro a crescer 24% face ao ano anterior e 49% face a 2020/2021.

Valor pago em bolsas no ensino superior sobe para 87 milhões de euros
Valor pago em bolsas no ensino superior sobe para 87 milhões de euros

Cerca de 73 mil estudantes do ensino superior já receberam, este ano letivo, uma bolsa de estudo. Cada estudante bolseiro recebeu, até ao momento, um valor de 1.230 euros, o que representa um aumento de 24% face ao mesmo momento do ano letivo anterior que foi de 990 euros por estudante. Quando no ano letivo 2020-2021 tinha sido de 828 euros por estudante.

Em carta dirigida aos estudantes a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, assinalam o Dia Nacional do Estudante, relevando os aumentos das bolsas ao longo dos três últimos anos.

Os governantes do Ensino Superior referem que, “até ao momento, mais de 87 milhões de euros, correspondendo a um aumento de execução de 19% face ao ano letivo anterior” já foi despendido em bolsas, e que “até ao dia de hoje estão decididos 93% dos requerimentos de bolsa de estudo apresentadas, correspondendo a perto de 99 mil processos decididos, o que representa uma clara melhoria face a anos anteriores”.

Também é indicado “que estão atualmente 77 projetos do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior em fase de preparação, projetos ou empreitadas, num valor total de 246 milhões de euros em execução nesta data”.

A Ministra e o Secretário de Estado indicam que a sua prioridade é “garantir as melhores condições de aprendizagem, de equidade e de bem-estar para aqueles que estão no centro da nossa missão: os estudantes” e descrevem medidas já adotadas em beneficio dos estudantes, nomeadamente a criação de um contingente prioritário para candidatos beneficiários de escalão A da ação social escolar, alargamento das oportunidades para candidatos emigrantes e lusodescendentes, reforço das vagas para maiores de 23 anos.

Mas também, o Programa Nacional de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, o Programa de Apoio à Saúde Mental no Ensino Superior, a iniciativa Graduate Tracking Portugal e a atribuição de bolsas de doutoramento em contexto não académico.