A cidade de Trás-os-Montes, Valpaços, foi distinguida como Cidade Biológica Europeia de 2025, pela Comissão Europeia. Trata-se de um dos Prémios Europeus da Produção Biológica 2025 que distingue os principais intervenientes da cadeia de valor da produção biológica, desde agricultores, PME e retalhistas a restaurantes, bem como cidades e regiões.
Os prémios entregues em cerimónia, no Dia Europeu da Agricultura Biológica, reconheceram projetos inovadores, sustentáveis e inspiradores que contribuem para a excelência do setor biológico europeu. Entre os reconhecimentos está o compromisso da cidade transmontana pelas práticas sustentáveis, promoção de produtos locais e integração da produção biológica na estratégia de desenvolvimento regional.
O município de Valpaços, com atualmente os seus mais de 14 500 habitantes e com 516 produtores biológicos certificados é líder no país em agricultura biológica e em sustentabilidade integrada.
“Apostar na produção orgânica significa investir no futuro dos nossos territórios. Ao se candidatar ao European Organic Awards, a sua cidade ou região afirma a sua liderança em prol da agricultura sustentável, da alimentação saudável e de uma economia local resiliente”, declarou Kirstine Bille, Representante do Comité Europeu das Regiões no júri dos Prémios Europeus da Produção Biológica.
Como indica a Comissão Europeia foram decisivos para a seleção de Valpaços, a educação para a sustentabilidade, as medidas ambientais e a inovação. Estratégias que são apoiadas por uma liderança política empenhada, pela cooperação interinstitucional e por políticas inclusivas. E entre os “tesouros biológicos” de Valpaços estão produtos DOP e IGP premiados, como vinho, azeite, amêndoas, castanhas e mel.
“Os vencedores dos Prémios Europeus da Produção Biológica são exemplos brilhantes do que o movimento biológico na Europa pode alcançar: combinam os mais elevados padrões ambientais com resiliência económica e envolvimento social. O seu trabalho demonstra que a agricultura biológica não só produz de uma forma sustentável, como também constroi comunidades e molda o futuro. Hoje celebramos as suas conquistas e homenageamos a força e o potencial de todo o setor biológico na Europa”, declarou Christophe Hansen, Comissário Europeu para a Agricultura e a Alimentação.














