
A Iniciativa do Corredor de Transporte Limpo para acelerar a implementação de infraestruturas de recarga para veículos pesados nos principais corredores de transporte de mercadorias foi apresentada, hoje, pelo Comissário Europeu para os Transportes e Turismo, Apostolos Tzitzikostas.
Os Corredores Escandinavo – Mediterrânico e Mar do Norte – Báltico como os primeiros corredores a implementar e irão servir teste nesta Iniciativa que é apoiada por nove Estados-Membros ao longo dos dois corredores de transporte.
Numa declaração de Ministros a ser assinada em Bruxelas sobre as infraestruturas de recarga para camiões, irão ser estabelecidos compromissos para reforçar a cooperação e enfrentar os principais desafios, incluindo processos de planeamento e licenciamento morosos, disponibilidade limitada de locais, financiamento fragmentado, capacidade insuficiente da rede e atrasos no acesso à rede elétrica.
A Comissão Europeia refere que a declaração irá ser tida como um compromisso político conjunto bem como um guia estratégico para as políticas atuais e futuras sobre as infraestruturas de recarga para camiões.
Entretanto, refere a Comissão Europeia que irá continuar a trabalhar com os Estados-Membros para detalhar as medidas num roteiro e alargar a iniciativa a outros corredores da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), apoiando ainda mais a transição da Europa para o transporte rodoviário de mercadorias limpo.













