
A Comissão Europeia está a propor que os veículos pesados com emissões zero fiquem isentos custos de portagens e taxas de utilização até 30 de Junho de 2031. A proposta tem como objetivo estimular e apoiar a competitividade do transporte rodoviário sustentável. Um incentivo para as empresas invistirem em veículos pesados com emissões zero.
O custo dos veículos pesados de emissão zero é atualmente mais elevado do que os veículos convencionais, e assim, menos atrativos para os empresários, o que é a principal barreira a um maior uso. Ao isentar de portagens e as taxas de utilização, os veículos pesados, como os camiões e autocarros de emissões zero passam a ser uma opção mais viável para as empresas.
“Precisamos de criar as condições certas para apoiar as empresas europeias e recompensar os pioneiros na transição para uma economia de baixo carbono”, afirmou Apostolos Tzitzikostas, Comissário europeu para os Transportes Sustentáveis e Turismo. Assim, “ao prolongar o período de isenção, estamos a oferecer um forte incentivo comercial para que a indústria invista em veículos com emissões zero e reduza as emissões do transporte rodoviário. É importante para as nossas empresas, mas também para os nossos objetivos climáticos.”