Vencedor de ideia inovador para turismo é conhecido a 23 de março

Conferência ‘Tourism Innovation Competition’ que decorre a 23 de março vai dar a conhecer o vencedor de ideia para o turismo. Um dos oradores é o CEO da startup ‘Timelooper’, que desenvolveu uma solução que nos permite recuar no tempo.

Yigit Yigiter, O CEO da Timelooper.
Yigit Yigiter, O CEO da Timelooper. Foto: © DR

Na Conferência ‘Tourism Innovation Competition’, promovida pelo The Lisbon MBA e o Turismo de Portugal, agendada para 23 de março, no Museu do Oriente em Lisboa, vai ser divulgado o vencedor da competição mundial de ideias em turismo. Um dos participantes na conferência é o CEO da startup ‘Timelooper’.

A startup desenvolveu uma solução que permite recuar no tempo em locais icónicos através de experiências em realidade virtual. A Timelooper é uma solução que funciona com geolocalização e realidade virtual, transportando os visitantes de monumentos icónicos “aos seus momentos mais memoráveis”.

Em comunicado, o The Lisbon MBA e o Turismo de Portugal dão exemplos sobre o uso da app Timelooper, referindo que uma pessoa no interior do Empire State Building pode reviver a sua construção ou no meio da Trafalgar Square, em Londres, pode assistir ao pânico da Blitz Alemã.

Estes grandes acontecimentos são recriados através de vídeos filmados com atores, em 360 graus, e aos vídeos são adicionados efeitos visuais, de forma que quando alguém visita um dos locais possa reviver uma das ações através do seu telemóvel e de um cardboard headset.

A ideia que levou à criação da Timelooper por Yigit Yigiter vem desde infância quando viajava com os avós. Na época Yigit Yigiter considerava que poderia haver uma melhor maneira para contar a História, e a ideia surgiu quando a mulher levou para casa uns óculos Google cardboard, de realidade virtual.

A competição mundial de ideias em turismo consiste em descobrir uma solução digital que permita melhorar a experiência do visitante a monumentos e museus, e atrair novos visitantes. O concurso é promovido mundialmente, com o objetivo de captar as melhores ideias provenientes de todo o mundo, com um prazo de submissão de inscrições até 14 de fevereiro. O projeto vencedor será financiado até 100 mil euros pela Portugal Ventures, para implementação do projeto em Portugal.

Na conferência, onde irão ser debatidas as melhores ideias de inovação em turismo, o blogger Filipe Morato Gomes será um dos participantes. Este blogger é autor do mais antigo site de viagens português, o ‘Alma de Viajante’. O site foi premiado como o melhor blog de viagens profissional na 27ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa. Já deu a volta ao mundo duas vezes e visitou mais de 100 países, tendo-se convertido num autêntico viajante profissional.

Veja também: The Lisbon MBA e Turismo de Portugal querem ideias para Museus