Vera Carneiro distinguida com prémio Eye Health Hero 2020

Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira distingue com prémio Eye Health Hero 2020, na categoria Change-Makers, a optometrista portuguesa, Vera Carneiro. Um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na promoção da saúde da visão.

Vera Carneiro distinguida com prémio Eye Health Hero 2020
Vera Carneiro distinguida com prémio Eye Health Hero 2020. Foto: DR

A Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB, sigla do inglês), distingue com o prémio Eye Health Hero 2020, na categoria de Change-Makers, Vera Carneiro, membro da Direção da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO).

É a primeira que o prémio é atribuído a uma portuguesa. Um prémio que reconhece e galardoa jovens e futuros profissionais da linha de frente, voluntários e equipas de apoio do setor da saúde da visão a nível mundial.

“Os nossos Eye Health Heroes trabalham com paixão, propósito e determinação para melhorar a vida das pessoas em todo o mundo. São os agentes da mudança, são inovadores e líderes emergentes de todas as áreas e experiências em saúde da visão”, afirmou Bob McMullan, Presidente da IAPB, citado em comunicado da APLO.

Vara Carneiro é responsável pelos assuntos regulamentares e legislativos da APLO, e tem estado “ativamente envolvida na promoção, definição e implementação de alterações para melhorar o acesso aos cuidados para a saúde da visão em Portugal”.

A optometrista foi coautora da atual proposta da APLO para regulamentar a profissão de optometrista em território nacional, oferecendo soluções para a prestação de cuidados primários para a saúde da visão.

O trabalho que Vara Carneiro vem desenvolvendo na APLO “pretende contribuir para mudanças estruturais no sistema de saúde, para a defesa dos direitos dos utentes a mais e melhores cuidados para a saúde da visão e para a universalização do acesso aos cuidados de saúde da visão”.

A premiada tem também contribuído “ativamente para a elaboração, adaptação e tradução de várias normas e regulamentos tais como o Rastreio da Visão em Adultos, Rastreio Optométrico Infantil, as Linhas Orientadoras para o Rastreio Escolar da Visão e é responsável e/ou contribuiu para a tradução de documentos internacionais como “Porquê Optometria?”, do Conselho Mundial de Optometria, e “as Linhas Orientadoras para o Rastreio Escolar da Visão”, da IAPB”.

Raúl de Sousa, Presidente da APLO, referiu que “Vera Carneiro tem sido um pilar da APLO e uma das principais impulsionadoras para que seja assegurado o acesso aos cuidados para a saúde da visão para todos os portugueses, promovendo a integração da optometria nos cuidados primários para a saúde da visão. A sua experiência como optometrista pioneira na integração do Serviço Nacional de Saúde alcançou resultados notáveis, demonstrando o valor e os benefícios da abordagem interdisciplinar à saúde da visão”.

E para Raúl de Sousa o que torna mais valiosa a indicação de Vera Carneiro para este prémio, “é a sua vontade e motivação para lutar e falar pela mudança. A sua formação em promoção do direito ao acesso aos cuidados para a saúde da visão, pelo World Council of Optometry e Brien Holden Vision Institute, e sendo atualmente estudante de doutoramento com foco em saúde visual pública, dá apoio e crédito à sua profunda vontade em garantir cuidados de saúde da visão para todos”.

“Em nome de todos os Optometristas, expressamos o nosso enorme orgulho na colega por este reconhecimento mundial do seu valor, dando ainda mais força à causa que defende: Mais e Melhores Cuidados para a Saúde da Visão, com a qualidade e segurança que os Portugueses merecem”, disse o Presidente da APLO.