Viagem de circum-navegação Magalhães-Elcano vai repetir-se

Viagem de circum-navegação vai ser repetida pelos Navios-Escola “Sagres” e “Juan Sebastián Elcano” usando a mesma Rota, passados 500 anos. Série televisiva e Conferência Internacional sobre Oceanos são outras ações programadas por Portugal e Espanha.

Viagem de circum-navegação Magalhães-Elcano vai repetir-se
Viagem de circum-navegação Magalhães-Elcano vai repetir-se. Vice-Presidente do Governo de Espanha, Carmen Calvo, e Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. Foto: © TVEuropa

Portugal e Espanha apresentaram ontem várias ações conjuntas que vão levar a cabo de 2019 a 2021 para comemorarem os quinhentos anos da partida da expedição que, comandada por Fernão de Magalhães e finalizada por Juan Sebastián Elcano, acabou por dar a primeira volta ao mundo por mar.

A expedição marítima atravessou pela primeira vez os oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, e navegou pelas costas de territórios que constituem atualmente os Estados do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Filipinas, Indonésia, Timor-Leste, Brunei, Moçambique, África do Sul e Cabo Verde. Uma expedição que é considerada o primeiro grande feito da globalização.

A missão de Magalhães e Elcano teve implicações de natureza geográfica e naval, levando a grandes avanços científicos, culturais e económicos. O empreendimento revolucionou as ciências náuticas, hidrográficas e cartográficas, e dessa forma as comunicações, o transporte e o comércio sofreram mudanças ao tornar conhecidas regiões e povos.

Para tornar possível a grande expedição uniram-se várias capacidades, conhecimento, ciência e povos, o que é um exemplo histórico de que quando “todos avançamos juntos, abertos e voltados para o mundo” o benefício é partilhado.

A Vice-Presidente do Governo de Espanha, Carmen Calvo, deslocou-se ontem a Lisboa para em conjunto com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, apresentarem o programa de ações conjuntas do V Centenário da Circum-navegação de Fernão de Magalhães e de Juan Sebastián Elcano. Um programa que compreende ações comemorativas até 2022, mas que pode incluir outras ações que venham a ser aprovadas pelos dois Governos.

As ações conjuntas já acordadas compreendem:

Candidatura da Rota da Circum-Navegação a Património Mundial da Humanidade, promovida conjuntamente por Portugal e Espanha, e juntamente com os países da Rota.

Viagens de Circum-navegação, pela Rota de Magalhães-Elcano, a realizar entre de 2020 a 2021 pelos Navios-Escola “Sagres” e “Juan Sebastián Elcano”.

Exposição itinerante sobre a Circum-navegação, organizada conjuntamente pelos Ministérios da Cultura de Portugal e Espanha.

Coprodução de uma série televisiva sobre a Viagem de Circum-navegação.

Elaboração de um estudo conjunto sobre a “Projeção mundial do espanhol e do português”, promovida pelos Institutos Camões e Cervantes.

Coordenação entre as Embaixadas de Portugal e de Espanha em todos os demais países da Rota (Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Filipinas, Brunei, Indonésia, Timor-Leste, Moçambique, África do Sul, Cabo Verde) para a organização de atividades conjuntas.

Identificação de iniciativas das Mostras culturais organizadas por Espanha em Portugal e por Portugal em Espanha que, pelas suas características, devam ser integradas no programa conjunto das Comemorações.

Apresentação de uma Declaração dos Ministros da Cultura da União Europeia sobre o significado da Circum-navegação.

Participação de Portugal, como País convidado, na Feira do Livro de Sevilha de 2019, que decorre de 23 de maio a 2 de junho, subordinada ao tema “Leyendo voy, viajando vengo” no âmbito das Comemorações do V Centenário.

Organização conjunta da Conferência Internacional “Oceanos, Conhecimento e Globalização”, a realizar em Portugal e Espanha, durante o primeiro semestre de 2021.