Viagens gratuitas para jovens de 18 anos descobrirem a Europa

Iniciativa DiscoverEU da Comissão Europeia é destinada aos jovens de 18 anos para descobrirem a Europa. O concurso para a atribuição de 12 mil passes de viagem gratuitos é lançado em 29 de novembro de 2018 e as viagens têm lugar em 2019.

Viagens gratuitas para jovens de 18 anos descobrirem a Europa
Viagens gratuitas para jovens de 18 anos descobrirem a Europa. Foto: Rosa Pinto

Depois de 15 mil jovens já terem viajado pelos países da União Europeia em 2018, a Comissão Europeia lança novo concurso da Iniciativa DiscoverEU, para que 12 mil jovens com 18 anos possa viajar gratuitamente em 2019.

Até 11 de dezembro de 2018 podem candidatar-se ao concurso todos os jovens da União Europeia, de 18 anos, que lhe dará direito a um dos 12 mil passes de viagem disponíveis, com a possibilidade de viajar na União Europeia (UE) entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019.

O primeiro concurso da iniciativa DiscoverEU, já realizado em 2018, reuniu milhares de jovens, o que permitiu formar uma verdadeira comunidade por toda a UE. Os participantes, que nunca se tinham encontrado, estabeleceram contacto através das redes sociais, formaram grupos que viajaram de cidade em cidade e abrigaram outros jovens nas suas próprias casas.

Tibor Navracsics, comissário europeu responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto, afirmou: “Neste verão, cerca de 15 mil jovens de 18 anos de idade puderam viajar por toda a EU, e tiveram a experiência pessoal do que é ser europeu. Tiveram a oportunidade de descobrir a diversidade e a riqueza culturais da Europa, bem como de conhecer pessoas de toda a EU”, e acrescentou: “Ouvimos tantas histórias fantásticas dos participantes” e por isso “estou muito satisfeito por podermos oferecer esta experiência a mais jovens no próximo ano.”

Acesso aos passes gratuitos:

Podem candidatar-se os jovens com 18 anos de idade em 31 de dezembro de 2018 e disponíveis para viajar entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019, por um período máximo de 30 dias;

Os jovens interessados devem candidatar-se através do Portal Europeu da Juventude;

Um comité de avaliação avaliará as candidaturas apresentadas e fará a seleção;

Os candidatos são notificados dos resultados do processo de seleção em meados de janeiro de 2019.

Os candidatos selecionados podem viajar a título individual ou em grupos constituídos, no máximo, por cinco pessoas. Regra geral, os participantes viajam de comboio. No entanto, a fim de assegurar um amplo acesso em todo o continente, os participantes podem igualmente utilizar modos de transporte alternativos, tais como o autocarro, o ferry ou, excecionalmente, o avião. Desta forma, os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas que façam parte da UE também terão a possibilidade de participar.

Futuro da iniciativa DiscoverEU

Dado o enorme interesse na DiscoverEU e na experiência que a iniciativa oferece aos jovens de toda a UE, a Comissão Europeia propôs incluir 700 milhões de euros para a iniciativa no âmbito do futuro programa Erasmus no próximo orçamento de longo prazo da UE após 2020. Se o Parlamento Europeu e o Conselho aprovarem a proposta, serão mais 1,5 milhões de jovens de 18 anos que terão a possibilidade de viajar entre 2021 e 2027.