Vídeo promocional de Bragança premiado em Festival Internacional de Cinema de Turismo

Vídeo “Bragança. Naturalmente!” premiado no ART&TUR – XIV Festival Internacional de Cinema de Turismo. Um vídeo que promove o território de Bragança como um destino natural, seguro, próximo, tranquilo e autêntico.

Vídeo promocional de Bragança premiado em Festival Internacional de Cinema de Turismo
Vídeo promocional de Bragança premiado em Festival Internacional de Cinema de Turismo. Foto: DR

O vídeo promocional “Bragança. Naturalmente!”, lançado em 2020 pelo Município de Bragança, foi premiado no ART&TUR – XIV Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Centro de Congressos de Aveiro. O vídeo produzido pelo Município de Bragança foi premiado em três categorias: Destinos Turísticos – Cidades/Locais (1.º Prémio), Impacto Emocional, Originalidade e Vídeo Promocional até 15’’ (Melhor Filme).

Na cerimónia de entrega de prémios esteve Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Miguel Abrunhosa, Vereador das áreas de Promoção Económica e Turismo, André Costa, modelo internacional brigantino e protagonista do vídeo, e Marco Neiva, produtor e realizador do filme.

“Este reconhecimento comprova não apenas a qualidade técnica do vídeo, mas também o conceito e originalidade subjacente a toda a campanha Bragança. Naturalmente!”, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, citado em comunicado.

O autarca sublinhou que “além do impacto real na economia e no desenvolvimento local, num período tão marcante como o da pandemia, esta ambiciosa abordagem trouxe notoriedade ao território e um reforço muito positivo para o sentimento de pertença de toda a comunidade”.

“Recordo que o vídeo foi visto por mais de um milhão de pessoas em todo o mundo e os resultados ao nível do turismo em Bragança são, efetivamente, uma referência nacional”, concluiu Hernâni Dias.

O ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que realizou a 14.ª edição, alcançou já um elevado reconhecimento internacional, e integra o Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo, responsável por eleger, anualmente, o melhor filme de turismo a nível mundial. O júri deste concurso é composto por 34 membros, oriundos de Portugal, Estados Unidos, Chile, Irão, Brasil, Índia, África do Sul, Irlanda, Filipinas, Itália, Espanha, Maurícia, Holanda, Lituânia, Croácia, Canadá, Japão, Indonésia e Polónia.

No total, foram 74 os filmes nomeados para o Festival. Além dos quatro prémios conquistados pelo Município de Bragança, destaque para o Turismo Porto e Norte de Portugal, que arrecadou oito, e para Braga, que conseguiu um, sendo as únicas premiadas da região norte de Portugal.

O “Bragança. Naturalmente!” faz parte do Plano Estratégico de Médio/Longo Prazo para o desenvolvimento do turismo e da dinâmica económica local, promovendo o território como um destino natural, seguro, próximo, tranquilo e autêntico. Um lugar ideal para criar memórias que perduram para sempre.

Vídeo Promocional: Bragança. Naturalmente!

Sinopse do vídeo: “Numa viagem conduzida pelo protagonista, o modelo internacional brigantino André Costa, a narrativa da campanha desenvolve-se à volta do regresso à sua terra natal e apresenta os motivos para visitar Bragança – viver uma aventura, novas experiências e concretizar sonhos.

Num flashback, o protagonista recupera as memórias e os sonhos de criança e as sensações de as reviver. Percorre a cidade, os equipamentos culturais e os monumentos mais icónicos, testemunhos de um passado com séculos de história, capazes de ficar, também, na memória dos visitantes.

Em contacto com a natureza mais pura e com paisagens surpreendentes, André Costa parte à descoberta de experiências únicas, percorre caminhos ancestrais e sente a autenticidade da terra – um privilégio que também pode fazer parte da história do visitante.

Nas aldeias típicas, verdadeiras guardiãs de tradições, é recebido com sorrisos e em ambiente de festa. Os aromas e sabores ímpares da gastronomia recordam-lhe o espírito de partilha e a arte de bem receber dos brigantinos.”

Bragança é apresentada, neste vídeo promocional, como um lugar para criar memórias inesquecíveis.

Curiosidades sobre o vídeo promocional:

  • O Município envolveu a comunidade Brigantina nas filmagens do vídeo, contando com a participação, direta e indireta, de cerca de 200 pessoas.
  • A nova campanha de turismo do Município de Bragança tem como protagonista um dos rostos mais mediáticos do mundo da moda: o modelo internacional André Costa. Natural de Bragança, conta com uma carreira na área da moda que já o levou a trabalhar com artistas como Ricky Martin, Maluma ou Jennifer Lopez, e a representar marcas como a Dolce & Gabbana.
  • A Voz-Off do vídeo é narrada por Vasco Temudo, de 27 anos. O ator foi o único português a participar na afamada série norte-americana “Game of Thrones”, da HBO, seguida por milhões de pessoas em todo o mundo. Participou no papel de Soldado, na 8.ª temporada da série, gravada na Irlanda.