Videovigilância do Metro de Barcelona vai ser renovada pela GMV

Transportes Metropolitans de Barcelona renovam sistema de videovigilância instalada nos comboios. O novo sistema, a executar pela empresa GMV, incluiu câmaras de vídeo IP, sistemas de comunicação, gravação, acesso e exportação de imagens.

Videovigilância do Metro de Barcelona vai ser renovada pela GMV
Videovigilância do Metro de Barcelona vai ser renovada pela GMV. Foto: DR

Transportes Metropolitans de Barcelona (TMB) vão renovar o sistema de videovigilância a bordo dos comboios do Metro, um trabalho que vai ser executado pela empresa GMV.

A TMB possui uma frota composta por vários comboios com diferentes soluções de videovigilância de tecnologia analógica e em diferentes graus de obsolescência técnica, uma situação que vai ser ultrapassada com o projeto de renovação baseado numa solução de videovigilância homogénea para os 149 comboios que operam no Metro de Barcelona.

O projeto dos TMB envolve o fornecimento e instalação de 300 gravadores de vídeo, 300 nós de comunicação, 600 antenas, 760 codificadores de vídeo, 740 switches Ethernet e 540 câmaras de vídeo com tecnologia IP. O projeto considera também a integração de sistemas CCTV existentes em 8 séries de comboios, num total de 2.038 câmaras analógicas.

O centro do sistema de videovigilância vai integrar gravação de imagens em resolução Full HD usando equipamento de gravação digital concebido pela empresa GMV. O equipamento tem capacidade para além da gravação, reproduzi-las e exportá-las simultaneamente. Este sistema garante a compatibilidade OVNIF que permite a busca de gravações, eliminação parametrizada, exportação, proteção e gestão automática de gravações obsoletas de forma padronizada.

Na ligação comboio-terra vão ser utilizadas tecnologias Wi-Fi e 4G/LTE, permitido a escolha do canal mais apropriado em cada momento consoante a localização do comboio e as coberturas disponíveis, de modo a garantir uma comunicação contínua, rápida e robusta.

Uma das funcionalidades a implantar no novo canal de comunicação sem fios será a transmissão de vídeo para terra em tempo real, o que permite a visualização do vídeo facultado por cada um dos comboios ao longo de toda a linha, a partir de qualquer dos Centros de Controlo da TMB.

A solução completa-se com câmaras digitais de última geração, dotadas de iluminação por infravermelhos para gravação em cabine e em túnel, em condições de falta de iluminação. O sistema também integra um terminal embarcado de visualização em ambas as cabines, para supervisão em tempo real de qualquer das zonas de passagem da unidade.

O novo sistema com tecnologia da GMV coexistirá com os atuais para que a transição seja tão gradual quanto possível e não afete o serviço em curso.