Vitorino Nemésio no CCB

Evocação da vida e obra de Vitorino Nemésio no 40º aniversário da morte do poeta, escritor e professor. No CCB, dia 10 de março de 2018. Das 15h00 às 17h00, na Sala Sophia de Mello Breyner Andresen.

Vitorino Nemésio no CCB
Vitorino Nemésio no CCB. Foto: DR

A vida e a obra de Vitorino Nemésio são assinaladas no Centro Cultural de Belém, no sábado, dia 10 de março de 2018, a partir das 15h00 e a propósito dos 40 anos da sua morte.

Vão ser evocados aspetos significativos de Vitorino Nemésio como poeta, escritor, professor universitário, colaborador de jornais e revistas; que promoveu a extensão e significado da “açoreanidade” – na forte relação da geografia com a história e a criação literária e artística – e, ainda, o grande comunicador e memorialista que atingiu projeção nacional no programa televisivo “Se bem me lembro”.

Participam, nesta evocação a Nemésio, entre outras personalidades, Luiz Fagundes Duarte, Luiza Costa e António Valdemar três açorianos e com ligações pessoais e intelectuais a Vitorino Nemésio, no decurso de longos anos de convívio e do estudo, investigação e divulgação da sua obra.

Programa:

Abertura por Elísio Summavielle

Presidente do Conselho de Administração do Centro Cultural de Belém

“O Universo de Nemésio através da Palavra e da Imagem”

retrospetiva da autoria do jornalista e investigador António Valdemar;

leitura de poemas por Luiza Costa

“O Lugar de Nemésio na Literatura Portuguesa e na Cultura Açoriana”

por Luis Fagundes Duarte, da Universidade Nova de Lisboa;

leitura de poemas por Luiza Costa