Volkswagen desenvolve carro elétrico para corrida de montanha

Pikes Peak, nos EUA, vai contar, pela primeira vez, com um carro elétrico desenvolvido pela Volkswagen. O construtor de veículos Volkswagen está a desenvolver um carro elétrico de competição de montanha onde vai testar novas tecnologias.

Carro elétrico de competição de montanha da Volkswagen
Carro elétrico de competição de montanha da Volkswagen. Foto: DR

A Volkswagen está a desenvolver um carro elétrico de competição que é um desafio à tecnologia do futuro. O carro de competição totalmente elétrico é orientado para a corrida de montanha mais conhecida do mundo, o Pikes Peak International Hill Climb, no Colorado, EUA, que irá decorrer a 24 de junho de 2018.

O protótipo de tração às quatro rodas possui já um objetivo: estabelecer um novo record para carros elétricos a competir a uma altitude de 4.300 metros. Mas este projeto de carro elétrico de competição faz parte de um mais amplo da Volkswagen que pretende transformar-se no principal construtor de veículos elétricos.

Em 2025, a Volkswagen vai disponibilizar 23 modelos automóveis totalmente elétricos.

O veículo elétrico está a ser desenvolvido pela Volkswagen Motorsport em estreita colaboração com o Technical Development, em Wolfsburg. Sven Smeets, diretor da Volkswagen Motorsport, referiu, citado em comunicado da marca, que “a corrida no Pikes Peak é um novo começo” dado que, a marca está a desenvolver “pela primeira vez um veículo de corrida totalmente elétrico”,

“O projeto também é um marco importante na nossa nova orientação para automobilismo. A nossa equipa está literalmente ‘eletrizada’ por assumir ao desafio incrível”, afirmou Sven Smeets.

“O Pikes Peak hill climb é uma das corridas de automóveis mais famosas do mundo” e “é ideal para provar as capacidades das próximas tecnologias”, explicou Frank Welsch, Membro do Conselho de Administração da marca responsável pelo Desenvolvimento.

Frank Welsch esclareceu ainda: “O nosso carro elétrico de corrida estará equipado com tecnologia inovadora de bateria e acionamento. O teste de stress extremo no Pikes Peak dará importantes dados que irão beneficiar o desenvolvimento futuro, e mostrará os nossos produtos e as tecnologias”.

O Pikes Peak International Hill Climb, também conhecido por ‘Race to the clouds‘, é realizado 1916 nas Montanhas Rochosas perto de Colorado Springs. O campo de corridas tem 19,99 quilómetros de extensão, e eleva-se dos 1.440 metros até aos 4.300 metros acima do nível do mar. O registo atual na classe de protótipos elétricos é de 8 minutos 57,118 segundos, que foi definido pelo motorista norte-americano Rhys Millen, em 2016.