Volta a Portugal em Bicicleta a par da Volta ao Conhecimento

A terceira Volta ao Conhecimento percorre o país em simultâneo com a 80ª Volta a Portugal em Bicicleta. De 1 a 12 de agosto, as 10 etapas da Volta a Portugal vão estar repletas de ciência e inovação tecnológica e de equipas de ciclistas.

Volta a Portugal em Bicicleta a par da Volta ao Conhecimento
Volta a Portugal em Bicicleta a par da Volta ao Conhecimento. Foto: Rosa Pinto

De 1 a 12 de agosto a 80ª Volta a Portugal em Bicicleta percorre o país, e pelo terceiro ano consecutivo, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) indicou que vai a par da “Prova Rainha do ciclismo nacional” com a Volta ao Conhecimento.

Na edição de 2018 da Volta ao Conhecimento dezenas de instituições de ensino superior e de ciência divulgam o Conhecimento produzido mostrando a ligação entre a comunidade científica e o território nacional.

As dez etapas da Volta ao Conhecimento vão ser ‘cheias’ de ciência e inovação tecnológica numa ligação entre instituições de ensino superior, empresas e regiões.

A iniciativa Volta ao Conhecimento desenvolvida por Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), tem diversos objetivos, indicou o MCTES, nomeadamente:

promover o conhecimento do território português, do seu património cultural, natural, científico e tecnológico;
estimular a aproximação entre as instituições de ensino superior e os territórios onde estão inseridas;
acentuar a importância da formação e do conhecimento, indispensáveis à utilização responsável dos recursos naturais e à preservação e fruição da natureza, reforçando a consciência e o envolvimento dos cidadãos;
valorizar a afirmação das regiões como contextos de conhecimento, aproximando comunidades e criando ambientes propícios à inovação social, científica, económica e cultural.

No website da Volta ao Conhecimento estão disponíveis conteúdos de base científica em torno das 10 Etapas com Conhecimento, “tendo em conta as especificidades do território e o seu contexto científico e tecnológico”, que “demonstram que a Volta ao Conhecimento e a Volta a Portugal têm ciência, desenvolvida nos vários territórios e orientada para as comunidades.”

Os conteúdos estão agregados em várias categorias: História; Património; Música; Literatura; Inovação; Território, Ambiente e Paisagem; Gastronomia; Artes e Ofícios; Saúde; e Desporto.

A iniciativa pode ser seguida através do Facebook e do Twitter, integra diariamente o programa da RTP ‘Há Volta’. Neste programa “os investigadores são convidados a divulgar o trabalho realizado no interior das instituições de ensino superior no sentido de melhor conhecer e compreender o território, as paisagens, as pessoas, a sua cultura e as suas tradições, apresentando projetos desenvolvidos na região correspondente a cada uma das etapas.”

No programa ‘Há Volta’ será também lançado, todos os dias, o quizz ‘Conhecimento ao Sprint’ em que “os espectadores são motivados a identificar fotografias e a contribuir com informação e dados sobre o território retratado. As respostas serão dadas nas redes sociais através do hashtag #voltaaoconhecimento.”

A Volta ao Conhecimento é uma iniciativa do MCTES desenvolvida em parceria com a Volta a Portugal em Bicicleta e a RTP, e com a colaboração das instituições de Ensino Superior, do Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e da Agência Nacional de Inovação.