Vouchers para manuais escolares gratuitos de início de ciclo já estão disponíveis

Encarregados de educação já tem acesso na Plataforma MEGA - Manuais Escolares Gratuitos aos vouchers para os 1.º, 5.º, 7.º e 10.º anos. O início do ano letivo de 2020/2021 está previsto para os dias 14 a 17 de setembro.

Vouchers para manuais escolares gratuitos de início de ciclo já estão disponíveis
Vouchers para manuais escolares gratuitos de início de ciclo já estão disponíveis.

Os vouchers para aquisição de manuais escolares gratuitos, para os anos de início de ciclo – 1.º, 5.º, 7.º e 10.º anos, começaram hoje a ser disponibilizados. O Ministério da Educação (ME) indicou que para os quatro anos de escolaridade, hoje, 13 de agosto, já foram disponibilizados mais de 700 mil vouchers, para levantamento dos manuais nas livrarias aderentes.

Desde o dia 3 de agosto, quando a plataforma MEGA – Manuais Escolares Gratuitos começou a operar, foram até agora disponibilizados cerca de 5 milhões de vouchers. Estes estes vouchers ficam disponíveis à medida que os dados dos alunos são exportados pelas escolas para a plataforma, tratando-se, por isso, de um processo evolutivo que resulta do trabalho de preparação do próximo ano letivo.

O ME indicou que é importante que os encarregados de educação vão acompanhando o processo para evitar uma concentração de pedidos, e lembrou que para beneficiar de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação têm de registar-se na plataforma MEGA, em www.manuaisescolares.pt, ou descarregar a app “Edu Rede Escolar”.

A partir de qualquer um destes dispositivos, os encarregados de educação terão acesso aos dados escolares dos seus educandos, aos respetivos vouchers para os manuais escolares, bem como à lista das livrarias aderentes, onde pode ser feito o levantamento.

As livrarias, para fazerem parte do programa MEGA, devem inscrever-se na área reservada da plataforma. O início do ano letivo de 2020/2021 está previsto para os dias 14 a 17 de setembro, sendo as primeiras cinco semanas especialmente dedicadas à recuperação de aprendizagens, perante os efeitos da crise pandémica dos últimos meses.