Wacom apresenta Smartpads: os blocos de notas digitais

Os blocos de notas continuam a ser essenciais no processo de criação de uma ideia, e são “muitas vezes o último passo analógico num estilo de vida que é cada vez mais digital”, refere Mike Gay, vice-presidente da empresa Wacom.

A Wacom adicionou aos blocos de notas em papel os benefícios da tecnologia digital, e criou uma ferramenta intuitiva para ajudar a tornar as ideias realizáveis em qualquer momento e lugar, e sobretudo partilháveis.

Smartpads e uma série de novos recursos com base na aplicação Inkspace, da Wacom, fazem a ponte entre o uso do papel, para criação de ideias, e o fluxo de trabalho em meio digital para desenvolver essas ideias.

Com o uso de tecnologia de Ressonância Eletromagnética (EMR, na sigla inglesa), os Smartpads usam canetas especiais que permitem aos utilizadores iniciar as suas ideias no papel e com um simples premir de um botão transformar as notas manuscritas ou desenhos em arquivos digitais que são guardados pela aplicação Inkspace.

Numa era de partilha eletrónica quase instantânea, “o desafio no uso do papel está na dificuldade de o partilhar”, explica Mike Gay. “Mas, com a Inkspace, as notas manuscritas passam a estar no formato digital, e os utilizadores podem editar o manuscrito, dar forma às ideias e partilhá-las”.

A aplicação Inkspace pode ser instalada em qualquer smartphone ou tablet, iOS ou Android, que tenha Bluetooth, e oferece todas as vantagens de um trabalho digital, incluindo edição, organização e partilha dos conteúdos. Poder criar ou editar em tempo real, desfazer e refazer, bem como, a sensibilidade à pressão, torna as tarefas intuitivas e eficientes.

A Inkspace oferece dois tipos de subscrição: uma paga e uma gratuita. Quando conectado à Wacom Cloud, a Inkspace oferece ainda mais benefícios. Os utilizadores podem exportar os desenhos no formato de arquivo vetorial (.svg), tornando-os disponíveis para serem editados em software ‘criativo’. A escrita manual de texto suporta ‘rich text’, isto significa que pontos e parágrafos são reconhecidos no texto.

A Wacom disponibiliza dois smartpads: o Bamboo Slate e o Bamboo Folio. Ambos foram projetados para satisfazer diversas necessidades individuais: desde as simples anotações ou esboços, até ao desenho criativo. A linha de smartpads inclui as versões:

  • Bamboo Slate em formato A4 e em formato A5.
  • Bamboo Folio em formato A4 com entradas extras para cartões.