Wayve vence PITCH no Web Summit 2018

Startup Wayve é a vencedora do PITCH no Web Summit 2018. A empresa do Reino Unido com sede em Cambridge trabalha na área de desenvolvimento de software baseado em Inteligência artificial para carros autónomos.

Wayve vence PITCH no Web Summit 2018
Wayve vence PITCH no Web Summit 2018. Foto: TVEuropa

A competição PITCH, no Web Summit, contou este ano com mais de 1.000 inscrições de todo o mundo. A Wayve foi uma das primeiras 168 startups de 40 países escolhidas para apresentar-se aos investidores, à comunicação social e uma larga audiência durante a conferência de três dias que se realizou em Lisboa.

Wayve é uma empresa de Inteligência Artificial (IA), com sede em Cambridge, no Reino Unido, empenhada em construir um conjunto completo de software de condução baseado em dados, para permitir que um carro circule autonomamente usando apenas uma leitura do ambiente que pode ver ao longo do percurso.

A startup de Cambridge pretende ser a primeira empresa de automóveis autónomos a atuar em 100 cidades no mundo. Para Alex Kendall, cofundador da empresa “as atuais abordagens para a autonomia não são escaláveis para as necessidades da sociedade na próxima década.

O conceito da Wayve rompe com as abordagens atuais e por isso quando se desenvolve uma tecnologia que está longe do status quo do momento é muito fácil ser colocado de lado pelo mercado indicou Alex Kendall.

No Web Summit a startup demonstrou os resultados técnicos do trabalho desenvolvido a uma indústria de alto nível, e nesse sentido ao vencer o PITCH o responsável pela empresa considera que é enviado um forte sinal ao mercado para a próxima ronda de captação de fundos.

Bedy Yang, cogestor de 500 startups, Tom Stafford, cogestor da DST, e Holly Liu, Parceira Visitante, da Y Combinator, que constituíram o júri, referiram que a Wayve destacou-se como uma claro vencedora de 2018, devido a três fatores considerados efetivamente importantes: a força da equipa, tamanho do mercado alvo e primeiras evidências de arranque.

Tom Stafford referiu que a Wayve está a fazer o que todos os seus concorrentes deveriam fazer, pelo que se puderem continuar o trabalho então a empresa será enorme”. Para Paddy Cosgrave, CEO e cofundador da Web Summit “escolher um vencedor do PITCH nunca é fácil”, mas “a Wayve mereceu ganhar”, e acrescentou: “Os veículos autónomos são o futuro do transporte, e soluções como a da Wayve são essenciais para o sucesso do setor.”