WindDidaticQuintet no Festival Música em Leiria

Festival Música em Leiria 2019 leva concertos a Ansião, Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrogão Grande. O grupo WindDidaticQuintet apresenta a sua versão da obra “Os Músicos de Bremen”. A entrada é gratuita.

WindDidaticQuintet no Festival Música em Leiria
WindDidaticQuintet no Festival Música em Leiria. Foto: © Rosa Pinto

O Festival Música em Leiria 2019 recebe o WindDidaticQuintet, numa edição inédita do ciclo Concertos Didáticos, com cinco espetáculos de entrada gratuita em Ansião e Pedrógão Grande, no dia 29 de março, e em Alvaiázere, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, no dia 5 de abril.

O grupo WindDidaticQuintet vai apresentar a sua versão da obra “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm. Um conto narrado, neste caso, por uma flauta transversal, um oboé, um clarinete, um fagote e uma trompa, num espetáculo em que intervém Nádia Gomes, professora do Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes (OLCA).

O ciclo de concertos devido à sua forte componente didática e à valorização do papel das artes no desenvolvimento cognitivo, emocional e social é especialmente direcionado a jovens em idade escolar, mas está aberto a toda o público.

A iniciativa, integrada no Festival Música em Leiria 2019, e promovida pela OLCA, pretende fomentar a criação de novos públicos, através da orientação de crianças e jovens na sua audição e educação musical em termos estéticos, consciencializando-os para a importância das artes e da música em particular na sociedade, explorando emoções e sensações com a apresentação de obras musicais de referência.

“Este ciclo de Concertos Didáticos, inédito no Festival, tem como principal objetivo alargar fronteiras territoriais do festival que, pela primeira vez, vai aos 10 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, alargando, com a música, novos horizontes e sensibilidades, Este é o papel maior da cultura”, referiu Acácio de Sousa, presidente do OLCA.

O conto “Os Músicos de Bremen” foi escrito em 1812 pelos irmãos Grimm, e dá a conhecer a história de um burro, um cão, um gato e um galo que, por estarem velhos e sem utilidade, são maltratados pelos seus donos, mas juntos descobrem uma forma de serem felizes. O WindDidaticQuintet irá apresentar este conto partindo da música de Gary Friedman, num espetáculo narrado e protagonizado pelo quinteto de sopros, que será responsável por elevar este maravilhoso conto a outra dimensão e proporcionar aos espectadores uma vivência do conto marcada pela melodia, pela cadência e pelo ritmo musical.

O programa da 37ª edição do Festival Música em Leiria conta já com 14 espetáculos anunciados, entre os quais estão a dupla Mário Laginha e Pedro Burmester, os excêntricos PaGaGnini, o músico brasileiro Ivan Lins, o quarteto de concertinas Danças Ocultas, Luís Figueiredo com o seu mais recente disco “Kronos/Penélope”, Cláudia Franco que vai dar a conhecer, em estreia absoluta, o seu novo trabalho nas grutas de Mira de Aire em Porto de Mós, onde atuam também Paulo Bernardino e Augusto Baschera, e os Petit Gatô e Plataforma Displaced. A Glenn Miller Orchestra fará o espetáculo de pré-lançamento do Festival.