Woman in Archi com conferências no Porto e em Lisboa

Conferências no Porto e Lisboa antecipam Achi Summit 2018. O Woman in Archi celebra a arquitetura no feminino com a conferência na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, dia 6 de junho, e dia 7 no Instituto Universitário de Lisboa.

0
Woman in Archi com conferências no Porto e em Lisboa
Woman in Archi com conferências no Porto e em Lisboa

O Woman in Archi antecipa a quarta edição do Archi Summit 2018, o maior evento nacional de arquitetura, que se realiza no LX Factory durante os dias 12 e 13 de julho. O Woman in Archi celebrar a arquitetura no feminino com duas conferências, no Porto e em Lisboa, uma decorre na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), no dia 6 de junho, e dia 7 de junho decorre no auditório do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa.

As conferências, de entrada livre, “juntam perspetivas de arquitetas consagradas e de talentos emergentes da arquitetura nacional”, e pretendem “cruzar duas gerações de mulheres arquitetas, numa profissão que mais facilmente prestigia e premeia no masculino, promovendo a mudança de paradigmas e dando destaque à qualidade da arquitetura no feminino.

Filipa Guerreiro, docente da FAUP, e a arquiteta Maria Souto Moura são as oradoras da primeira conferência, que decorre no Porto, abrindo caminho para a docente do ISCTE, Gabriela Gonçalves, intervir no dia 7 de junho, juntamente com a arquiteta Célia Faria, e darem a conhecer “a sua visão sobre o futuro da arquitetura, quer a nível nacional, quer a nível global.”

Para Bruno Moreira, responsável pela organização do Archi Summit, “o Woman in Archi antecipa o Archi Summit 2018 de uma forma diferente, que passa por homenagear as mulheres celebrando a arquitetura no feminino, através deste ciclo de conferências que irá destacar o talento e as ideias de quatro mulheres que se destacam num mundo de homens”.

O responsável pela organização do Archi Summit concluiu: “É curioso que o grande prémio da arquitetura, o Pritzker, fundado em 1979, ao longo da sua história apenas tenha distinguido quatro mulheres, o que atesta a pertinência e urgência de iniciativas como o Woman in Archi”.

O Archi Summit

O Archi Summit, o maior evento nacional de arquitetura, que decorre na quarta edição no LX Factory, durante os dias 12 e 13 de julho. O evento conta com uma área de 1.500 metros quadrados, com uma decoração inspirada num projeto do arquiteto holandês Rem Koolhaas.

O Archi Summit 2018 homenageia a simbiose entre o bruto e o quase devoluto, integrado num espaço repleto de arte urbana, e recupera igualmente a sua segunda edição que, em 2016, teve lugar no antigo matadouro da cidade do Porto. Na exposição de materiais para a arquitetura e construção, estão em destaque algumas indústrias líderes do setor, como a Margres e Love Tiles, a Amorim, a Barbot, a Secil, a Gyptec e a Sonae.

Ao longo de três edições, o Archi Summit reuniu mais de 2.000 arquitetos, e em 2018 é estimado um aumento em cerca de 30% no número de participantes face a 2017, ano em que registou um número recorde, com mais de mil inscritos. Manuel Aires Mateus, Carrilho da Graça, Gonçalo Byrne e Nuno Portas são alguns dos prestigiados arquitetos portugueses que, juntamente com grandes nomes da arquitetura internacional, têm vindo a marcar presença no Archi Summit, que veio propor uma nova abordagem de debate para a arquitetura nacional.

Woman in Archi no Porto e Woman in Archi em Lisboa

 

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!