Wonderland Lisboa 2016 abriu com ‘mar’ de gente

Wonderland no Parque Eduardo VII, em Lisboa, é o grande mercado de Natal ao ar livre de 2016. Um espaço para toda a família com diversos divertimentos e animações culturais.

Wonderland Lisboa 2016 abriu com 'mar' de gente
Wonderland Lisboa 2016 abriu com 'mar' de gente. Foto: Rosa Pinto

O Wonderland Lisboa está no Parque Eduardo VII. Uma roda gigante de 25 metros, uma pista de patinagem no gelo ecológica de 800 metros quadrados, uma casa do Pai Natal e um globo de neve, fazem do parque que se situa nas costas da estátua do Marquês de Pombal o espaço para um grande divertimento de Natal.

O Wonderland Lisboa é um grande mercado de Natal no centro da cidade. Dispostas sobre as largas faixas laterais do parque estão 52 bancas com variados produtos, desde os tradicionais produtos regionais de alimentação, como queijos, enchidos, vinhos, castanhas assadas, ginjas e doçaria de natal, até aos produtos mais diversificados como acessórios, bijutarias, roupa e calçado.

No palco, colocado na faixa do lado do Hotel Ritz, atuam artistas que ao som da música embalam os visitantes. Bem perto, os bancos e mesas, que ocupam a parte central da faixa, dividem o espaço com fornos sempre acessos de onde sai pão e chouriço quente.

A abertura oficial foi às 18h15 do dia 8 de dezembro, mas nada se sabe quanto tempo irá estar no Parque Eduardo VII. A data prevista para o término da Wonderland é de 8 de janeiro de 2017, apesar de ainda não haver confirmação oficial. A abertura trouxe o acender da Árvore de Natal que se situa junto da casa do Pai Natal ao lado da pista de patinagem.

Logo a seguir à abertura, as canções chegaram ao palco, mas em inglês. Ouviram-se pedidos para que também fossem cantadas canções (da quadra natalícia) em português, mas sem sucesso.

Durante a tarde e ao longo da noite cresceram as filas para aceder à pista de gelo e à roda gigante. Os mais novos tiveram de esperar algum tempo para entrar na casa do Pai Natal, para entregar a carta com os ‘pedidos’.

Um ‘mar’ de gente encheu todo o espaço, e notou-se um ‘espirito’ natalício em todas as famílias, desde os mais novos até aos mais adultos. Junto das bancas as pessoas apreciavam os produtos, experimentavam sabores, como a doçaria e as bebidas espirituosas, e muitos aproveitaram para fazer algumas compras.

Na Wonderland Lisboa a entrada e animações são gratuitas para os visitantes, apenas o acesso à roda gigante obriga à compra de bilhete.

O Mercado de Natal ‘Wonderland Lisboa 2016’ é uma iniciativa apoiada pela Câmara Municipal de Lisboa, produzida pela TVI e patrocinada pelos Jogos Santa Casa.