Youth Summit’18 em Matosinhos

Conferência internacional sobre abandono escolar decorre em Matosinhos, dia 6 de junho, com a participação de Édith Cresson, antiga primeira-ministra francesa. A conferência está incluída na edição de 2018 da Youth Summit.

Youth Summit’18 em Matosinhos
Youth Summit’18 em Matosinhos. Foto: Rosa Pinto/arquivo

A Youth Summit de 2018 decorre em Matosinhos de 6 e 8 de junho. Uma iniciativa da Rede Europeia de Segunda Oportunidade (E2C) e que este ano tem a organização conjunta da Câmara Municipal de Matosinhos e da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos.

O evento, que é considerado o maior e mais importante encontro de jovens das escolas dos países membros do E2C, inclui, no dia 6, uma conferência internacional dedicada à educação de segunda oportunidade e às estratégias para a redução do abandono escolar, a decorrer a partir das 9h30, nos paços do concelho de Matosinhos.

A Youth Summit conta com a participação “de mais de uma centena de jovens, provenientes de 9 países e 16 organizações internacionais”, que assinalam “o vigésimo aniversário da criação das escolas de segunda oportunidade”. Do programa fazem parte workshops, encontros de professores, visitas e performances de alunos.

À abrir a Youth Summit tem lugar a conferência internacional, onde participam a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e Édith Cresson, antiga primeira-ministra de França e fundadora da iniciativa europeia de educação de segunda oportunidade. A Conferência debate as experiências nacionais e internacionais das escolas de segunda oportunidade.

As escolas de segunda oportunidade surgiram em 1997, no âmbito de um projeto-piloto da Comissão Europeia, em resultado das conclusões do Livro Branco ‘Ensinar e Aprender: Rumo à Sociedade Cognitiva’, coordenado pela então Comissária Europeia da Educação, Édith Cresson. “A rede europeia então criada, e que chegou a ser liderada pelo ex-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, sobreviveu ao corte no financiamento europeu e ao encerramento de muitas escolas de segunda oportunidade, hoje vistas como o embrião de um sistema de ensino mais inclusivo e capaz de prevenir o abandono escolar precoce.”

Comunicado da Câmara Municipal de Matosinhos indica que “o mais recente relatório da OCDE, ‘Society at a Glance 2016’, dá conta de que 34% dos jovens portugueses não completam a sua formação secundária, registando Portugal a 3ª maior taxa de desqualificação de jovens em toda a OCDE, só ultrapassada pela Turquia e pelo México.”

A Câmara Municipal de Matosinhos refere que em face da situação da taxa abandono escolar tem mantido “o seu apoio à Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, procurando contribuir para a criação em Portugal de uma estratégia coerente de combate ao fenómeno do abandono escolar.”

Youth Summit’18 em Matosinhos
Youth Summit’18 em Matosinhos