A inspiração do Natal Solidário da Fundação Jean Pina

Daniel Bastos, Historiador e Escritor
Daniel Bastos, Historiador e Escritor. Foto: DR

Ao longo dos anos, as comunidades portuguesas têm demonstrado um enorme espírito de solidariedade, o mais importante valor que nos humanizam e dão sentido à vida, apoiando quer os nossos compatriotas no estrangeiro, assim como os portugueses residentes no território nacional.

Um desses exemplos de solidariedade dinamizada no seio da diáspora, é o que tem sido prosseguido desde a segunda década do séc. XXI, pela Fundação Nova Era Jean Pina, constituída nessa época pelo empresário português João Pina, radicado na região de Paris, um dos mais dinâmicos e beneméritos empresários portugueses em França, a mais numerosa das comunidades lusas na Europa.

Natural do concelho da Guarda, o empresário de sucesso na área da construção civil, administrador do Grupo Pina Jean, sediado nos arredores de Paris, tem incrementado uma singular dinâmica solidária em prol dos mais desvalidos. Alicerçando a missão da Fundação Nova Era Jean Pina, no lema da instituição “Solidariedade em Movimento”, o emigrante guardense tem dinamizado inúmeros projetos de solidariedade para com as pessoas mais desfavorecidas e vulneráveis, como seniores, crianças institucionalizadas e desempregados na pátria de origem e de acolhimento.

Um dos projetos mais emblemáticos da instituição luso-francesa é indelevelmente o “Natal Solidário”, uma iniciativa social que visa ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade durante a época natalícia, através de doações de bens essenciais, brinquedos e alimentos.

Ainda no ocaso do passado mês de outubro, e no seguimento do protocolo assinado com a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Guarda, uma instituição que presta na cidade mais alta do país, situada no flanco nordeste da serra da Estrela, assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, a Fundação Nova Era Jean Pina enviou uma tonelada de diversos alimentos que vão ajudar famílias guardenses carenciadas a terem um Natal mais feliz.

O empresário luso-francês João Pina, presidente da Fundação Nova Era Jean Pina, no decurso da assinatura, em 2024, do protocolo de colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Guarda, presidida por Graça Cabral. Foto: DR

Também no termo do passado mês de outubro, a Fundação Nova Era Jean Pina, no seguimento da preparação do “Natal Solidário 2025”, e em colaboração estreita com a Conselheira das Comunidades Portuguesas em Lyon e Marselha, Emília de Macedo, o casal de empresários Mário e Liliana Fonseca, a empresária social, Marie Dias, e os representantes dos Amis Motards Portugais, Paulo de Macedo, e Francisco Moreira Sousa, enviou duas toneladas de bens que entre cabazes de Natal, produtos de higiene e limpeza, irão proporcionar a famílias luso-francesas carenciadas da região de Lyon, Grenoble e Saint-Étienne, um Natal mais feliz.

Que este exemplo inspirador de solidariedade, e outros que estejam atualmente a serem dinamizados no seio da diáspora, nos inspirem numa caminhada coletiva até ao Natal com um sentimento de entreajuda, amor e gestos de solidariedade. Que neste período de preparação para a quadra natalícia, na esteira da Fundação Nova Era Jean Pina, nos possamos rever por inteiro na exortação de Miguel Torga:Natal. E, só pelo facto de o ser, o mundo parece outro. Auroreal e mágico. O homem necessita cada vez mais destas datas sagradas. Para reencontrar a santidade da vida, deixar vir à tona impulsos religiosos profundos, comer e beber ritualmente, dar e receber presentes, sentir que tem família e amigos, e se ver transfigurado nas ruas por onde habitualmente caminha rasteiro. São dias em que estamos em graça, contentes de corpo e lavados de alma, ricos de todos os dons que podem advir de uma comunhão íntima e simultânea com as forças benéficas da terra e do céu. Dons capazes de fazer nascer num estábulo, miraculosamente, sem pai carnal, um Deus de amor e perdão, contra os mais pertinentes argumentos da razão”.

Autor: Daniel Bastos, Historiador e Escritor