Daniel Bastos

116 ARTIGOS 0 COMENTÁRIOS
Historiador e Escritor
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

A rede de autarcas portugueses em França

Excelente integração das comunidades portuguesas nas sociedades de acolhimento é lembrada por Daniel Bastos, neste seu artigo, que indica a dimensão da participação cívica e política em França onde se alarga a rede de autarcas portugueses.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Produção literária nas comunidades portuguesas em tempos de pandemia

É conhecido que o setor da cultura tem sido seriamente atingido pela crise gerada pela pandemia de COVID-19. Daniel Bastos, neste seu artigo, dá conta das dificuldades dos vários agentes culturais mas também da resiliência de autores da diáspora.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

A viagem da esperança. A imigração portuguesa para Barquisimeto (1948-1958)

Cidade de Barquisimeto na Venezuela conhece agora melhor o processo da imigração de portugueses. Daniel Bastos dá a conhecer, neste seu artigo, o trabalho do historiador venezuelano, Froilán Ramos Rodriguez.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Monumentos aos Combatentes da Guerra Colonial nas Comunidades Portuguesas

Guerra Colonial ou do Ultramar refere Daniel Bastos, neste seu artigo, foi um conflito bélico dramático, trágico e traumatizante para os militares portugueses. Impacto vivo nas comunidades portuguesas que tem levado a monumentos de homenagem aos militares mortos.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Experiências e expectativas de regresso dos novos emigrantes portugueses: reintegração e mobilidades

Regresso dos emigrantes a Portugal pode ter diversas justificações e impactos. Daniel Bastos aborda, neste seu artigo, o que é importante conhecer, mas sobretudo indica que esse regresso pode e deve ser aproveitado para o desenvolvimento do país.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Carlos de Matos, um empresário português da Diáspora

Reconhecidos em qualquer parte do mundo pela capacidade de trabalho, os portugueses emigrados tem vindo a assumir papéis relevantes. Um dos exemplos é o de Carlos de Matos, que é dado a conhecer por Daniel Bastos, neste seu artigo.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

“Camões Radio & TV”, uma estação ao serviço da comunidade portuguesa em Toronto

Importância dos meios de comunicação social lusos no Canadá é reconhecida pela vasta comunidade de portugueses e lusodescendentes. Um exemplo é a “Camões Radio & TV”, lembra, neste seu artigo, Daniel Bastos.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Livraria TFM – um espaço emblemático da cultura lusófona na Alemanha

Livraria TFM em Frankfurt, na Alemanha, fundada pelo português Teo Ferrer de Mesquita. Um espaço de cultura lusófona no coração da Europa que Daniel Bastos nos dá a conhecer, neste seu artigo.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

A incessante generosidade das comunidades portuguesas em tempo de coronavírus

Pandemia de COVID-19 está a fazer vítimas nas comunidades portuguesas em todo o mundo. Daniel Bastos dá conta, neste seu artigo, das ações de solidariedade e apoio que se têm vindo gerar nas comunidades, nomeadamente em França, EUA e Canadá.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Cândido Faria, empresário e benemérito da comunidade portuguesa em França

Empresário e benemérito, Cândido Faria fez em França um percurso de vida que Daniel Bastos descreve, neste seu artigo, como inspirador de esperança para um futuro assente em princípios basilares de entreajuda, progresso e solidariedade.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS