Daniel Bastos

68 ARTIGOS 0 COMENTÁRIOS
Historiador e Escritor
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

O crescimento da emigração portuguesa nos países nórdicos

Emigração portuguesa para os países nórdicos tem vindo a crescer nos últimos anos. Daniel Bastos refere, neste seu artigo, que há dois fatores associados: são países com elevado índice de desenvolvimento e os emigrantes são profissionais qualificados.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Os “brasileiros de torna-viagem”

Entre 1855 e 1914 mais de um milhão de portugueses atravessou o Atlântico para o Brasil, grande parte oriundos do Minho. Estes vieram mais tarde contribuir para nova dinâmica em Portugal. Daniel Bastos aborda, neste seu artigo, estes “brasileiros de torna-viagem”.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

A comunidade portuguesa na África do Sul

Confirmadas as comemorações do Dia de Portugal junto da comunidade portuguesa na África do Sul, em 2020, Daniel Bastos refere, neste seu artigo, que se trata de “um momento simbólico de valorização da língua e cultura lusa no continente africano”.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

A memória histórica dos “bidonvilles” portugueses em França

Os "bidonvilles" nos arredores de Paris albergaram milhares de portugueses que nos anos 60 trabalharam na construção civil. Vidas difíceis que Daniel Bastos lembra, neste seu artigo, para as novas gerações lusas delas manterem memória.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

O acervo bibliográfico sobre a emigração portuguesa

Os vários trabalhos escritos que têm sido produzidos sobre a emigração portuguesa constituem um património indispensável para a história de um povo e uma fonte científica. É deste acervo que nos fala o historiador Daniel Bastos, neste seu artigo.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

O passeio da fama de portugueses no Canadá

O Dia de Portugal foi celebrado em vários países do mundo. Daniel Bastos lembra as celebrações em Toronto, no Canadá, onde milhares de lusos participaram na Parada de Portugal, assinalando o Portuguese Canadian Walk of Fame.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

China abre a primeira Faculdade dedicada à Língua Portuguesa

A expansão dos negócios chineses no espaço da lusofonia tem aumentado o interesse pela língua portuguesa. Daniel Bastos, neste seu artigo, lembra a criação, em Pequim, da primeira Faculdade dedicada à Língua Portuguesa.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

A Associação de Apoio à Comunidade Portuguesa na Suíça

Mesmo numa Suíça de baixo desemprego e boas médias remuneratórias há cada vez mais emigrantes portugueses a precisar de ajuda. Daniel Bastos dá aqui conta de uma realidade onde as Associações de portugueses fazem a diferença.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Vidas Com Sentido – 225 histórias de emigração

Cada emigrante é uma história vivida entre dois países. Conhecer essas histórias é também conhecermo-nos a nós como povo. Daniel Bastos fala-nos de uma obra que é trabalho de Manuela Bairos, antiga cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

As celebrações de Abril nas Comunidades Portuguesas

Comemorar o “25 de Abril” decorre naturalmente em Portugal, mas Daniel Bastos lembra-nos algumas das manifestações no seio das comunidades de portugueses em diversos países, que celebram e preservam a memória da “Revolução dos Cravos”.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS