Daniel Bastos

85 ARTIGOS 0 COMENTÁRIOS
Historiador e Escritor
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Memórias da Emigração e das Comunidades

Iniciativas com o objetivo de identificar, mapear, registar e patrimonializar os testemunhos de vida, as memórias e objetos de emigrantes são estratégicas para a memória e a identidade de Portugal no Mundo, lembra Daniel Bastos, neste seu artigo.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Mar de Sonhos – a emigração nos vapores transatlânticos

Brasil, EUA, Argentina e Venezuela foram alguns dos destinos dos emigrantes portugueses nos finais do século XIX e início do século XX. Uma emigração nos navios transatlânticos que Daniel Bastos aborda neste seu artigo.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

O fenómeno da emigração na música portuguesa

Emigração é um fenómeno social com diversas influências na vida e na cultura dos povos. Daniel Bastos lembra, neste seu artigo, a influência nos cantores, letristas, compositores e artistas que de diversas formas abordaram a emigração portuguesa.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

A herança portuguesa no Sri Lanka

Heranças de um património português encontram-se por países longínquos como o Sri Lanka. Dar a conhecer essa herança na actualidade é o que nos propõe Daniel Bastos, neste seu artigo. Uma herança de enorme valor que continua a ser estudada.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Mala da Partilha – Histórias de Vida

A migração tem subjacente a partida, a viagem, a chegada e a integração. Cada migrante tem a sua história, das várias fases do processo. Daniel Bastos dá-nos conta de mais uma obra com histórias da migração, e neste caso apresentada pela Cáritas.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

A preservação da memória e identidade da emigração portuguesa na toponímia

Toponímia enquanto reflexo das diversas vertentes da sociedade é também um repositório de identidades. Daniel Bastos lembra-nos que a toponímia tem vindo a “enaltecer e preservar as vivências da emigração no seio das povoações”.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

O papel inestimável da Obra Católica Portuguesa de Migrações nas Comunidades Lusas

Obra Católica Portuguesa de Migrações estende-se a diversas organizações como as Missões Portuguesas para Emigrantes. Daniel Bastos lembra-nos, neste seu artigo, do trabalho que é desenvolvido por estas organizações.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

A promoção da língua e cultura portuguesa na Eslovénia

Na Eslovénia o número de portugueses não é significativo, no entanto, há portugueses que se fazem notar, como indica Daniel Bastos, neste seu artigo. João Pita Costa é já hoje uma referência na promoção da língua e cultura portuguesa na Eslovénia.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Museu da Língua Portuguesa, a Casa Comum da Lusofonia

A língua portuguesa ocupa uma posição cimeira no conjunto das línguas mundiais. Daniel Bastos lembra-nos a perda, por incêndio, do Museu de Língua Portuguesa em 2015, no Brasil, e os esforços para uma nova Casa Comum da Lusofonia abrir em 2020.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

As vivências da emigração portuguesa nos palcos do teatro

Emigração de portugueses, um tema abordado em algumas perspetivas e usando desde a escrita, a fotografia, o cinema e o teatro. Daniel Bastos lembra, neste seu artigo, o teatro como instrumento artístico para retratar a emigração.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS