Daniel Bastos

100 ARTIGOS 0 COMENTÁRIOS
Historiador e Escritor
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Rostos da Emigração

Mais uma homenagem aos emigrantes “Rostos da Emigração” da autoria de Joaquim Tenreira Martins. Daniel Bastos dá conta, neste seu artigo, do lançamento de uma obra de grande importância para compreender a emigração portuguesa.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Os soldados portugueses que se tornaram emigrantes em França no final da Grande Guerra

Comunidade portuguesa em França tem um dos seus alicerces nos soldados que combateram na I Grande Guerra. As memórias dessa emigração continua com o trabalho persistente de pessoas como a nonagenária Felicia Assunção Pailleux.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Os efeitos do medo do coronavírus na dinâmica associativa das Comunidades Portuguesas

Europa como novo epicentro da pandemia do coronavírus e o evoluir da situação pode levar ao encerrar das fronteiras no país. Daniel Bastos alerta, neste seu artigo, para as consequências das Comunidades Portuguesas, que se encontram além-fonteiras.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

O papel dos meios de comunicação social das comunidades portuguesas

Os órgãos de comunicação social das comunidades portuguesas desempenham um papel insubstituível e incontornável na promoção da língua, cultura e economia nacional no estrangeiro, escreve Daniel Bastos neste seu artigo, mas sem o reconhecimento pelo poder politico.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

O Festival das Migrações, Culturas e Cidadania

No Luxemburgo, onde os portugueses e lusodescendentes são uma significativa percentagem da população, realiza-se o Festival das Migrações, Culturas e Cidadania. Daniel Bastos, dá-nos a conhecer a importância desta iniciativa que vai na 37ª edição.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

A Galeria dos Pioneiros Portugueses em Toronto

Perpetuar o passado da emigração de portugueses para o Canadá, sobretudo dos Açores, é a missão da Galeria dos Pioneiros Portugueses, em Toronto. Daniel Bastos descreve-nos a sua importância no presente e numa perspetiva do futuro.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Açorianos no mundo

Recensear os açorianos no mundo é um objetivo do Governo dos Açores, na linha da criação de um Conselho da Diáspora Açoriana. Daniel Bastos refere, neste seu artigo, a importância destes objetivos para os Açores.
Relembrar Auschwitz”: um tributo às vítimas do campo de concentração

“Relembrar Auschwitz”: um tributo às vítimas do campo de concentração

Há 75 anos, foi libertado pelas tropas aliadas o campo de concentração de Auschwitz. Em memória de todos aqueles que padeceram à crueldade hedionda do nazismo, o poema “Relembrar Auschwitz” do livro de poesia “Terra”, de Daniel Bastos.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Retratos da emigração portuguesa na literatura infanto-juvenil

Emigração é vida, passado e presente, “uma realidade socio-histórica incontornável na sociedade portuguesa”, refere Daniel Bastos, neste seu artigo, onde aborda e dá exemplos de obras sobre o tema dirigidas aos mais jovens.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Vidas Sem Fronteiras

Com a Internet a comunicação mudou a distância, o tempo e o conteúdo, e modelou o individuo e a sociedade. É sobre esta reflexão que Daniel Bastos nos dá a conhecer a influência na emigração e o trabalho da plataforma online “Vidas Sem Fronteira”.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS