Daniel Bastos

47 ARTIGOS 0 COMENTÁRIOS
Historiador e Escritor
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Alexandre Franco, um dos grandes rostos do jornalismo luso-canadiano

Desde sempre os portugueses têm-se destacado pelo mundo, e nas mais variadas áreas. Daniel Bastos lembra-nos, neste seu artigo, Alexandre Franco, que no Canadá, e em especial junto da comunidade portuguesa, elevou a função de jornalista.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

O novo ciclo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) pretende assumir maior ambição, nomeadamente na livre circulação de pessoas, projeção da língua portuguesa e diálogo sobre os oceanos. Um novo ciclo descrito por Daniel Bastos, neste seu artigo.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

2019 um ano de homenagem a Gérald Bloncourt

Fotógrafo humanista, Gérald Bloncourt, deixou, em imagem, um dos mais importantes testemunhos para a história da emigração portuguesa do século XX. Dar a conhecer, em 2019, o fotógrafo e a sua obra, é a melhor forma de o homenagear.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

John Philip Sousa, um insigne luso-americano

Muitos lusodescendentes marcaram e marcam o desenvolvimento económico e cultural dos países que acolheram os seus progenitores, Daniel Bastos lembra-nos, neste seu artigo, a vida e sobretudo a obra de John Philip Sousa, o autor da marcha nacional dos EUA.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

A rede mundial de luso-eleitos

Nos EUA, França, Bélgica, Canadá e Reino Unido, bem como em outros países, os portugueses estão integrados nas sociedades de acolhimento. Daniel Bastos dá, neste seu artigo, diversos exemplos de lusodescendentes eleitos para cargos públicos.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

As viagens dos autarcas às comunidades portuguesas

Muitos autarcas têm viajado até junto das comunidades emigrantes portuguesas, sobretudo onde se concentram muitos emigrantes com origem nas suas autarquias. A importância e as motivações dessas viagens são abordadas por Daniel Bastos, neste seu artigo.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Memórias de São Roque do Faial: as vozes dos emigrantes

A emigração marcou muitas das localidades do país, como a freguesia de São Roque do Faial, em Santana, na Madeira. Daniel Bastos dá nota de um projeto que pretende preservar a cultura e o elo entre residentes e emigrantes desta freguesia.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Gérald Bloncourt, o fotógrafo da emigração portuguesa

Imagens captadas por Gérald Bloncourt sobre a emigração portuguesa “resgata das penumbras do esquecimento os protagonistas anónimos” que lutaram “pelo direito a uma vida melhor e à liberdade”, releva, neste seu artigo, Daniel Bastos.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Fernando Cruz Gomes, decano dos jornalistas da comunidade portuguesa em Toronto

Muitos portugueses emigrantes sempre contribuíram e dignificaram Portugal, como é o caso de Fernando Cruz Gomes, que Daniel Bastos nos lembra, neste seu artigo. Um emigrante jornalista no Canadá que muito contribui para a comunidade da lusofonia.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Livrarias embaixadoras da língua e cultura lusófona

Em Portugal, como em muitos locais no estrangeiro no seio da comunidade portuguesa, muitas livrarias dedicadas à cultura portuguesa têm vindo a fechar. Daniel Bastos alerta para esta perda das ‘embaixadoras’ da língua portuguesa.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS