Daniel Bastos

140 ARTIGOS 0 COMENTÁRIOS
Historiador e Escritor
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

A rede museológica dedicada à emigração portuguesa

Não é possível projetar o futuro sem o conhecimento do passado. Os museus da emigração portuguesa são instrumentos de uma história viva que pode ser potenciada com a criação de uma rede museológica. É disto que nos fala Daniel Bastos, neste seu artigo.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Menina e Moça me Levaram

Narrativas de visões sobre a emigração portuguesa enriquecem o conhecimento sobre vivências e contextos associados. Daniel Bastos desperta-nos, neste seu artigo, para obras, como “Menina e Moça me Levaram” de Aida Baptista.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

A presença portuguesa no Museu da Imigração do Canadá

A emigração de portugueses para o Canadá começou a ser expressiva a partir de 1953 e o testemunho dessa emigração encontra-se no Museu Nacional da Imigração Canadiano, como refere Daniel Bastos neste seu artigo.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Patoá, um idioma de origem portuguesa em vias de extinção

As línguas como peças de culturas são dinâmicas, sujeitas ao tempo e a muitos outros fatores. Daniel Bastos fala-nos, neste seu artigo, do patoá. Uma confluência de culturas que em Macau a erosão vai fazendo desaparecer.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

O Festival das Migrações, Culturas e Cidadania em tempos de pandemia

Luxemburgo, país com uma grande comunidade portuguesa, teve este ano o seu Festival das Migrações, Culturas e Cidadania, em online. Um encontro lembrado por Daniel Bastos, neste seu artigo, onde foram vários os temas tratados.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

A oposição ao Estado Novo nas comunidades portuguesas da América do Norte

Comunidades portuguesas nos EUA e no Canadá assumiram um papel de grande dinamismo político de oposição à ditadura portuguesa do Estado Novo. Daniel Bastos lembra, neste seu artigo, movimentos e manifestações contra o regime.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Portuguese Times: 50 anos ao serviço da comunidade luso-americana

Comunicação social em língua portuguesa nos EUA possui uma muito longa tradição. Daniel Bastos aborda, neste seu artigo, o trabalho persistente dessa imprensa falada e escrita, e releva os 50 anos do jornal Portuguese Times.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Monumentos aos Combatentes da Guerra do Ultramar nas Comunidades Portuguesas

“Sacrificados em vida, respeitados na morte” pode ler-se num monumento, no Canadá, em memória dos combatentes portugueses que tombaram na guerra do Ultramar. Um de vários monumentos que Daniel Bastos nos traz, neste seu artigo, para refletir.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Maria Beatriz Rocha-Trindade: uma vida de trabalho académico sobre migrações

No estudo e investigação sobre migrações há um nome incontornável, o de Maria Beatriz Rocha-Trindade. Neste artigo, Daniel Bastos chama-nos a atenção para o pioneirismo desta académica na investigadora e ensino sobre migrações.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

Manuel Bettencourt – entre o sonho americano e o orgulho nas raízes portuguesas

Trabalho, resiliência, mérito, humildade e dedicação são alguns dos valores das comunidades portuguesas no mundo. Manuel Bettencourt é um dos portugueses que nos EUA é expoente desses valores e que Daniel Bastas nos lembra, neste seu artigo.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS