Microcarro elétrico desenhado em Aveiro

Inspirado em estruturas naturais, o veículo elétrico, desenhado na Universidade de Aveiro, é concorrente aos atuais no mercado, com vantagens na segurança, versatilidade e no custo de produção.

Design de microcarro elétrico
Microcarro elétrico, design na UA, Foto: © DR

O carro foi desenhado por Emanuel Oliveira, estudante de design da Universidade de Aveiro (UA) e contou com a orientação de Paulo Bago de Uva, professor do Departamento de Comunicação e Arte, e João Oliveira, professor do Departamento de Engenharia Mecânica.

Com capacidade para quatro pessoas, é inspirado em estruturas naturais e, assim, preparado para ser construído com um número reduzido de material e com o máximo de rigidez estrutural, refere o comunicado da UA.

O microcarro, designado de E01, foi desenhado “para fazer concorrência aos carros elétricos e valorizar a perceção dos microcarros”, indica a UA, acrescentando ainda que “o exterior do E01, tal como os crustáceos, é constituído por partes que formam um elemento único, que é ao mesmo tempo a carroçaria e o chassi que envolve e sustenta todo o interior do veículo”.

O trabalho de desenho do microcarro é o resultado de tese de mestrado em Engenharia e Design de Produto, de Emanuel Oliveira. Um trabalho que apostou na inovação estrutural do veículo, e como refere o autor, citado em comunicado, “a componente estrutural encontra-se absorvida por elementos que a disfarçam ou a ocultam e cuja complexidade de montagem se reflete nos custos de produção”.

Emanuel Oliveira, estudante de design da Universidade de Aveiro
Emanuel Oliveira, estudante de design da Universidade de Aveiro, autor do design do microcarro, Foto: © DR

Emanuel Oliveira inspirou-se em obras arquitetónicas como a de Zaha Hadid, e em produtos como os desenvolvidos por Ross Lovegrouve. Um carro que rompe com as tendências que se baseiam em “formas bastante regulares e retilíneas” e recorre a “soluções apresentadas por elementos naturais” e “apelidadas de Biodesign”.

O microcarro tem quase 2,5 metros de comprimento e 1,60 de altura e apresenta grande versatilidade em comparação com outros veículos das mesmas dimensões, existentes no mercado. Versatilidade que Emanuel Oliveira esclarece, pois “desde a possibilidade de transportar quatro pessoas ao rebatimento dos bancos traseiros, permitindo o aumento do espaço destinado ao acondicionamento de carga, todos os aspetos foram pensados para se criar um veículo de caráter utilitário urbano para utilizações em curtas e médias distâncias”.

“O E01 foi pensado para recorrer a um motor elétrico, onde a potência é transmitida às rodas traseiras, como o posicionamento das baterias no chão do veículo, melhorando desta forma a o seu desempenho, performance e comportamento em utilização”, indica a UA.

Mas há outras inovações que determinam a valorização do veículo, como seja, a “abertura em sistema de ‘tesoura’ das duas portas laterais”, e onde “os painéis do guarda-lamas frontais e traseiros, capô e portas provocam uma sensação de flutuação”.

Ao estar dotado de grandes áreas transparentes é facilitada “a passagem de luz do exterior para o habitáculo”, e com “o rebatimento dos bancos traseiros aumenta a capacidade da bagageira”. O E01 permite, também, “a aplicação de painéis fotovoltaicos que aumentem a autonomia”.

“A concorrência neste segmento de mercado é forte, dado que existem propostas como o Smart Fortwo, o Renault Twizy e os próprios microcarros, mais informalmente conhecidos como papa-reformas”, aponta o jovem designer da UA, e acrescenta que o E01 vem suprir muitas das falhas apresentadas pelos veículos, nomeadamente nas áreas de segurança, versatilidade de uso, estética e custos de produção. Por isto, Emanuel Oliveira, considera ser possível ver E01 a circular nas cidades.