“O Açúcar escondido nos alimentos” em quatro canais de televisão

Campanha “O Açúcar escondido nos alimentos" para a promoção da Alimentação Saudável, da Direção-Geral da Saúde, vai passar na RTP, SIC, TVI e Porto Canal, e tem a participação de Herman José, Joana Solnado e de Lourenço Ortigão.

Campanha “O Açúcar escondido nos alimentos
Campanha “O Açúcar escondido nos alimentos". Foto: DR

A Direção-Geral da Saúde lança campanha “O Açúcar escondido nos alimentos“, com o objetivo de promover a saúde dos portugueses, alertando para os perigos que se podem esconder nos rótulos dos alimentos e para o risco associado ao elevado consumo de açúcar.

Na campanha participam o humorista Herman José, a atriz Joana Solnado e o ator Lourenço Ortigão. A campanha vai passar em simultâneo nos canais de televisão RTP, SIC, TVI e Porto Canal.

A campanha financiada pela Direção-Geral da Saúde foi realizada por André Badalo e produzida pela FunnyHow, e foi validada pela direção do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Envolve também um protocolo com os quatro canais de televisão.

O Ministério da Saúde referiu, em comunicado, que “definiu como um dos seus eixos prioritários de ação a Promoção de Saúde Pública, dando especial ênfase às áreas da Promoção da Alimentação Saudável, Luta contra o Tabagismo e Promoção da Atividade Física.”

A mudança de comportamentos consegue-se, em grande parte, com educação, pelo que “o Ministério da Saúde (MS) acredita que a aposta na literacia e, neste sentido, em campanhas nacionais de promoção de saúde pública se traduzirá em melhorias nos comportamentos e nos estilos de vida dos Portugueses. E, por conseguinte, na saúde de todos.”

O MS indicou “que cerca de um terço das crianças portuguesas tem excesso de peso ou já sofre de obesidade, e considerando a população adulta, essa percentagem ultrapassa os 50%.”

Os dados mais recentes do MS mostram “que um em cada 10 portugueses sofre de diabetes”, pelo que é “preciso inverter este caminho que está a roubar anos de vida saudáveis aos portugueses. E essa mudança terá de passar, desde logo, por uma alteração nos hábitos de consumo alimentares, como a redução na ingestão de sal, açúcar e gorduras trans.”