Jardins Botânicos têm congresso em Lisboa

O 8.º Congresso Europeu de Jardins Botânicos, Povos e Plantas para um Futuro Sustentável, decorre em Lisboa, entre 7 e 11 de maio. O evento está inserido na EU GreenWeek, que na edição de 2018 elegeu o lema “Cidades mais verdes para um futuro mais Verde”.

Jardim Botânico Tropical, em Lisboa
Jardim Botânico Tropical, em Lisboa. Foto: Rosa Pinto

A iniciativa EU GreenWeek, ou Semana Verde Europeia 2018, pretende dar visibilidade ao modo como as políticas europeias contribuem para que as cidades se transformem em melhores locais para viver e trabalhar.

O congresso VIII EUROGARD decorre no edifício da Reitoria da Universidade de Lisboa. Um momento que também marca os 250 anos do Jardim Botânico da Ajuda que se celebram em 2018.

A organização do congresso é do Consórcio Europeu de Jardins Botânicos, Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia e Câmara Municipal de Lisboa. Um evento que vai contribuir para o debate e divulgação da importância dos Jardins Botânicos para a investigação, divulgação e conservação de plantas e ecossistemas.

O debate vai para além para além do papel tradicional dos jardins no contexto global atual, mas assume uma importância crescente face aos desafios que resultam das alterações climáticas e crescente perda de biodiversidade.

Ao longo de cinco dias, como consta do programa, são discutidas várias perspetivas da ação dos Jardins Botânicos, explorando o seu papel na ciência, alterações globais, preservação da biodiversidade, sustentabilidade, educação, turismo e lazer e património cultural.