Eclipse lunar total na manhã do dia 21 de janeiro

Uma oportunidade para assistir a um Eclipse lunar total na manhã do dia 21 de janeiro, dado que o mais próximo deverá ocorrer em 2029.

Eclipse lunar total na manhã do dia 21 de janeiro
Eclipse lunar total na manhã do dia 21 de janeiro. Foto: DR

Na segunda-feira, dia 21 de janeiro, entre as 03h00 e as 07h00, em Portugal mas também noutros países como o Reino Unido ou a Espanha, vai ser possível ver um eclipse total da Lua. O evento espetacular é fácil de ver e é a última hipótese para ver um eclipse lunar total até 2029.

Em Portugal o Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia vai estar aberto na noite de 20 para 21 de janeiro para acompanhar o eclipse total da Lua, com observações e registos de imagens das diferentes fases do fenómeno.

Às 03h30 da madrugada de segunda-feira, dia 21, a Lua vai começar a esconder-se na sombra que a Terra projeta no espaço, ficando completamente eclipsada às 04h40. Às 05h40 termina a fase de totalidade do eclipse e a Lua sairá progressivamente da sombra, ficando completamente destapada às 06h50.

Às 5h00, com a Lua já perto do horizonte, a Oeste, vão surgir dois planetas a Este: Vénus, e Júpiter, este último a mostrar as suas quatro luas principais (Io, Europa, Ganimedes e Calisto).

Um eclipse lunar total ocorre quando a Terra passa exatamente entre o Sol e a Lua. O Sol está por trás da Terra e a Lua move-se para a sombra da Terra.

A Lua primeiro escurece lentamente à medida que se move para a penumbra da Terra, a parte mais clara da sombra terrestre. Quando a Lua está completamente dentro da umbra, a parte mais escura da sombra, ela assume uma tonalidade vermelha que varia de cor.

Às vezes, a Lua eclipsada é de uma cor vermelha profunda, quase desaparecendo de vista, e outras vezes pode ser bastante brilhante. A cor é devida ao espalhamento de Rayleigh – onde a luz azul do Sol é espalhada por moléculas na atmosfera da Terra – o que também acontece no pôr-do-sol. A luz vermelha do Sol é muito menos espalhada pelo ar, e é curvada pela atmosfera da Terra em um processo chamado refração, percorrendo todo o caminho através dela para iluminar a superfície da Lua.

Existem diferentes tipos de eclipse lunar, mas um eclipse total é o mais espetacular e é o único tipo que faz com que a Lua pareça vermelha.

Os eclipses lunares ocorrem várias vezes por ano e ocorrem com a mesma frequência que eclipses solares, se todos os diferentes tipos forem considerados. Considerando que só pode ver um eclipse solar total se estiver no caminho estreito da sombra da Lua, os eclipses lunares são visíveis onde quer que a Lua esteja acima do horizonte, então pode ser visto numa grande região da Terra. Por essa razão, eles são muito mais comuns em qualquer local.

Os eclipses lunares acontecem sempre na Lua cheia, quando se move para trás da Terra e se alinha com a Terra e o Sol. Uma Lua cheia acontece todos os meses, mas a maior parte do tempo não ocorre nenhum eclipse. Isso ocorre porque o plano da órbita da Lua ao redor da Terra é ligeiramente inclinado em comparação com o plano da órbita da Terra ao redor do Sol, então a Lua normalmente passa um pouco acima ou abaixo da sombra terrestre. Os eclipses só acontecem quando a Lua, a Terra e o Sol estão alinhados em todas as três dimensões.

No dia 21 de janeiro de 2019 a Lua entrará na penumbra às 02h35 GMT (Tempo Médio de Greenwich) e a umbra às 03h33 GMT. O eclipse total (totalidade) começa às 04h40 GMT, com o eclipse médio às 05h12 GMT – este é o momento em que a Lua inteira vai aparecer vermelhada – e termina em às 05h43 GMT. A Lua sai da umbra em 06h51 GMT e o eclipse chega ao fim quando sai da penumbra às 07h49 GMT.

Este eclipse também será visível no noroeste da França, no noroeste da Espanha, em Portugal, numa pequena parte da África ocidental, em quase toda a América do Norte e do Sul, no Pacífico oriental e na ponta nordeste da Rússia.

No Reino Unido, a Lua estará acima do horizonte durante todo o eclipse, embora no extremo sudeste da Inglaterra o Sol tenha subido quando chegar ao fim.

Os eclipses lunares são muito fáceis de testemunhar, já que nenhum equipamento especial ou precauções de segurança são necessários. Os eclipses solares são perigosos porque observar o Sol diretamente pode prejudicar sua visão, mas a luz de um eclipse lunar é muito mais fraca e, portanto, é completamente segura.

Para assistir ao eclipse, a 21 de janeiro, precisa fazer de se vestir de maneira bem quente e sair para uma zona não iluminada. Se puder ver a Lua cheia, será capaz de observar o eclipse quando isso acontecer. Se quiser uma visão de perto da Lua, uma vez que fica vermelha, um par de binóculos ou um pequeno telescópio é útil. Mas, como os eclipses lunares são fáceis ver a olho nu, pode simplesmente sair e apreciar a vista.