Consumo de refrigerantes pode tornar adolescentes mais agressivos

Estudo de investigação mostra que o consumo frequente de refrigerantes açucarados está relacionado com aumento de comportamentos agressivos em adolescentes. O consumo tem também impacto na obesidade infantil e na saúde mental das crianças.

Consumo de refrigerantes pode tornar adolescentes mais agressivos
Consumo de refrigerantes pode tornar adolescentes mais agressivos. Foto: Rosa Pinto

Um estudo da Universidade do Alabama em Birmingham (UAB), EUA, mostra que o consumo frequente de refrigerantes por adolescentes pode contribuir para que estes tenham um comportamento agressivo ao longo do tempo.

Estudos anteriores já tinham mostrado haver ligação entre o consumo de refrigerantes e problemas de saúde mental em adolescentes. Agora o estudo da UAB publicado no Journal of Adolescent Health, e liderado por Sylvie Mrug, responsável pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Artes e Ciências, identificou o consumo de refrigerantes como um provável indicador de comportamento agressivo.

Sylvie Mrug referiu: “Apesar das políticas de saúde pública destinadas a reduzir o consumo infantil de bebidas açucaradas, como impostos sobre refrigerantes e proibições de consumo nos bares das escolas, o consumo de bebidas açucaradas pelos jovens nos EUA continua a ser um problema significativo de saúde pública”, bem como em outros países.

Os investigadores verificaram que o consumo de refrigerantes aos 11 e 13 anos previu um comportamento mais agressivo no momento seguinte. O comportamento agressivo aos 13 anos também previu mais consumo de refrigerantes aos 16 anos. O consumo de refrigerantes aos 13 anos previu menos sintomas depressivos, mas os sintomas depressivos não previram o consumo de refrigerantes. Os resultados deste estudo sugerem que reduzir a ingestão de refrigerantes pelos adolescentes pode reduzir o comportamento agressivo, mas não os sintomas depressivos.

Paralelamente às tendências históricas de aumento do consumo de refrigerantes, os problemas emocionais em adolescentes aumentaram entre os anos 1980 e o início dos anos 2000, referiu Sylvie Mrug, Por exemplo, vários estudos relataram aumentos de 70% a 350% nos problemas emocionais entre adolescentes de ambos os sexos em países desenvolvidos durante esse período.

As entrevistas a 5.147 crianças e aos seus cuidadores foram realizadas em três locais, com crianças de 11, 13 e 16 anos. Em cada momento, as crianças relataram a frequência de consumo de refrigerantes, comportamento agressivo e sintomas depressivos.

Os impactos do consumo de refrigerantes

Os refrigerantes representam mais de 10% da ingestão calórica total dos adolescentes e são consumidos diariamente por mais de 20% dos alunos do ensino secundário, de acordo com relatórios recentes. Altas taxas de consumo de refrigerantes entre os jovens dos EUA levaram a preocupações sobre seu impacto na obesidade infantil e nas condições de saúde relacionadas. Além da obesidade, foram levantadas preocupações sobre o impacto potencial do consumo de refrigerantes na saúde mental pediátrica, especialmente para adolescentes que consomem mais refrigerantes e têm mais problemas emocionais e comportamentais do que crianças mais novas.

“Paralelamente às tendências históricas de aumento do consumo de refrigerantes, os problemas emocionais em adolescentes aumentaram entre 1980 e início de 2000”, referiu a investigadora. “Por exemplo, vários estudos relataram aumentos de 70% a 350% nos problemas emocionais entre os adolescentes em países desenvolvidos durante este período.”

Vários estudos relacionaram o consumo de refrigerantes a problemas de saúde mental de adolescentes. Especificamente, o consumo mais frequente de refrigerantes foi associado a mais agressividade, outros problemas de comportamento, como hiperatividade e comportamento de oposição, depressão e comportamento suicida em adolescentes dos Estados Unidos, Noruega, Eslováquia, Irão e China. Outro estudo internacional recente encontrou uma associação consistente entre o alto consumo de açúcar por adolescentes (de refrigerantes e doces) e agressões, bullying e uso de substâncias em 24 dos 26 países estudados.

Todos esses estudos incluíram ajustes estatísticos para uma variedade de fatores de potenciais confusão, como idade da criança, sexo, IMC, atividade física, dieta, uso de substâncias e fatores familiares.

Embora os resultados sejam normalmente interpretados em termos da contribuição dos refrigerantes para problemas emocionais e comportamentais, é igualmente provável que os problemas de saúde mental possam estar a impulsionar o consumo de refrigerantes açucarados, indicou a investigadora. Estudos experimentais mostram que alguns indivíduos consomem mais alimentos açucarados em resposta ao stress e emoções negativas.