Como manter as crianças protegidas contra a COVID-19 neste outono

Especialista em doenças infeciosas pediátricas, Colleen Nash, dá respostas a algumas das perguntas mais frequentes sobre como as crianças devem ser protegidas durante a pandemia de COVID-19, neste outono, com o regresso às aulas e a gripe sazonal.

Como manter as crianças protegidas contra a COVID-19 neste outono.
Como manter as crianças protegidas contra a COVID-19 neste outono. Colleen Nash. Foto: DR

Com o início do novo ano escolar e o outono a aproximar-se, Colleen Nash, da Rush University Medical Center, especialista em doenças infeciosas pediátricas, responde às perguntas que os pais mais frequentemente formulam sobre como manter as crianças protegidas da COVID.

Com algumas crianças de regresso à sala de aula, à prática de desportos ou a outras atividades, como prevenir a propagação da COVID-19?

As recomendações estabelecidas pelas autoridades de saúde continuam a ser as mais importantes. É imperativo que todos (incluindo as crianças com mais de 2 anos) usem coberturas para o rosto, distanciem-se socialmente e lavem as mãos com frequência. Evitar grandes grupos também é crucial.

Idealmente, na escola, as crianças deveriam estar em pequenos grupos. Cada grupo, idealmente, interagiria apenas com indivíduos dentro desse grupo, evitando a exposição a outros grupos tanto quanto possível. Dessa forma, se um membro de um grupo desenvolver COVID-19, todo o grupo poderá entrar em quarentena, sem necessariamente afetar outras crianças dentro da mesma escola. Isso pode ajudar a evitar a necessidade de fechar uma escola inteira.

Se os alunos estiverem com mascara e distanciados uns dos outros, deve haver uma oportunidade mínima para o que é considerado exposição verdadeira: estar a menos de 2 metros de outra pessoa por mais de 15 minutos sem equipamento de proteção ou sem sua máscara. Essas exposições verdadeiras devem ser poucas e distantes entre si, se estivermos fazer o que devemos fazer dentro e fora da escola.

Onde as crianças têm maior probabilidade de espalhar ou contrair a COVID-19?

As crianças podem contrair COVID-19 com qualquer tipo de exposição em qualquer ambiente. Qualquer pessoa que esteja no ambiente escolar sem máscara e perto de outra pessoa corre o risco de contrair ou propagar a COVID. Essa circunstância realmente não deveria acontecer. O local mais provável de exposição pode ocorrer na escola, sem que haja algum tipo de falha no sistema, como a hora do almoço ou lanche, quando as crianças precisam tirar a máscara para comer. Medidas de distanciamento adequadas e lavagem das mãos ajudam a reduzir este risco.

O que os pais podem fazer para evitar que seus filhos contraiam a COVID-19 ou a propagem?

Os pais podem e devem dar o exemplo. As crianças podem lidar apenas com um determinado número de informações e assumir uma certa responsabilidade. As crianças mais novas, especialmente, podem ter dificuldade em entender conceitos abstratos. É aí que os pais, assim como outros adultos que estão com as crianças, precisam assumir essa responsabilidade. Isso significa lembrar repetidamente às crianças para manter as máscaras sobre o nariz, não tocar na parte externa da máscara, manter os dedos longe da boca, nariz e olhos, lavar as mãos e manter as mãos longe de outras crianças e outras pessoas. Esses conceitos são válidos não apenas para a prevenção de COVID-19, mas para todos os outros vírus, como a gripe.

Se a criança usa máscara, lava as mãos e se distancia socialmente, mas alguém com ele não a usa, o que ele deve fazer?

Se uma criança está com alguém que não segue as regras ou está fazer algo que não é seguro, às vezes ela pode pedir ou lembrar a outra pessoa, de uma forma gentil, para colocar uma máscara ou afastar-se. Isso pode ser mais fácil dizer do que fazer, tanto para crianças quanto para adultos. Devemos encorajar as crianças a identificar e falar (se elas se sentirem confortáveis) sobre o que é um comportamento seguro e apropriado. As crianças devem sempre sentir-se confortáveis ​​em questionar um adulto se precisarem de ver corrigida uma situação.

Um adulto certamente deve ser informado imediatamente se um comportamento inseguro continuar ou se alguém estiver a contaminar os bens pessoais ou o espaço, como beber da garrafa de água de outra pessoa, colocar os dedos na comida de outra pessoa ou cuspir. É especialmente difícil quando são pequenos. Deve ser dito às crianças com menos de 5 anos: Se estiver perto de alguém que não está a fazer o que é certo, deve avisar os pais ou outros responsáveis imediatamente.

Há muitas idas e vindas às escolas quando estão abertas, assim quando é que as escolas devem ser fechadas?

Não há uma resposta certa para saber se todas as escolas devem ser abertas ou fechadas. Cada escola e cada aluno são diferentes. Existem muitos fatores em jogo, incluindo como a doença está a propagar-se na sua área, o aluno ou família individual e os recursos e capacidades da escola. Nem todas as escolas e sistemas escolares são iguais. Nenhuma família é a mesma.

Quando se trata do espaço da escola, alguns estão mais aptos a acomodar fisicamente o regresso dos alunos. Mesmo dentro de um agrupamento escolar, especialmente num muito grande agrupamento, os prédios e salas de aula podem variar significativamente em condições, tamanho e espaço extra disponível. Alguns edifícios podem ter melhor fluxo de ar e mais espaço para se espalhar. Isso pode variar significativamente.

Elas podem ter um membro da família a morar com elas que está em maior risco de COVID-19 grave, ou os pais podem simplesmente não se sentir confortáveis ​​tendo os seus filhos num ambiente escolar. Uma abordagem única não funciona devido a estas diferenças.

O que as escolas precisam fazer para proteger as crianças da COVID?

Os professores e funcionários precisam garantir que as estratégias de controlo de infeção da sua escola sejam implementadas de maneira eficaz, incluindo garantir que os alunos e funcionários usem máscaras e mantenham distância e que as instalações sejam limpas. Mas a responsabilidade não é só deles. O que fazemos como famílias fora do ambiente escolar é muito importante. Isso afetará diretamente o que vemos – e não vemos – nas escolas.

O compromisso de cada família com essas práticas de prevenção de infeções – distanciamento social, uso de máscaras, lavar as mãos, não reunir-se em grandes grupos – é extremamente importante quando as crianças não estão em casa, seja quando vão a uma loja ou à andar de scooter. O ensino e o reforço positivo que os cuidadores fornecem às crianças também são muito importantes. Dar o exemplo e ajudar as crianças a aprender essas práticas pode protegê-las tanto quanto manter limpas as maçanetas das portas da escola.

Que tipo de máscara funciona?

Qualquer cobertura é melhor do que nenhuma, mas uma máscara de várias camadas com o tamanho certo ou ajustável é melhor. É muito importante que a máscara cubra bem o nariz, a boca e o queixo, para que, se a máscara escorregar ou se mover, o nariz e a boca permaneçam cobertos. Não deve haver grandes espaços entre a máscara e o rosto.

As autoridades de saúde tem instruções sobre como fazer uma máscara.

Os pais devem ficar assustados com doces ou travessuras este ano?

Muitos de nós precisaremos preparar nossos filhos para uma celebração diferente (por exemplo de Halloween) neste ano. Travessuras são uma tradição, mas ter crianças pelas ruas em grandes grupos, bater em portas e trocar bens é o oposto de distanciamento social. E, não se pode confiar que todos que na rua ou distribuindo bens estão devidamente com mascara e que têm as mãos limpas? Assim como nas férias de verão, algumas famílias decidem fazer uma festa, mas isso pode ser arriscado.

As crianças propagam a COVID tanto quanto os adultos?

Temos alguns dados sobre a transmissão, mas não está totalmente claro se e como as crianças propagam as doenças. A idade pode ser um fator. Alguns estudos mostraram que as crianças, especialmente as crianças pequenas, não transmitem o vírus com a mesma eficácia que os adultos ou crianças mais velhas. Outros estudos mostraram que uma grande quantidade de vírus pode ser encontrada no nariz e na boca de crianças pequenas; no entanto, ainda não sabemos qual é o significado disso. Este tópico está ser estudado em vários ambientes de investigação, mas não temos as informações de que precisamos para dizer definitivamente de uma forma ou de outra neste momento.

As crianças com COVID ficam tão doentes como os adultos?

Em geral, crianças e adolescentes têm uma doença mais branda em comparação com adultos e, particularmente, em comparação com adultos mais velhos. No entanto, há crianças que tiveram COVID-19 grave e outras complicações graves, como a Síndrome Inflamatória Multissistémica em Crianças (MIS-C).

Ouvimos dizer que adultos com certas condições de saúde, como diabetes, têm maior probabilidade de adoecer gravemente por causa da COVID. Isso é verdade para as crianças?

Embora saibamos que adultos com certas condições parecem ter a COVID mais grave, não temos dados consistentes que indiquem que isso seja verdadeiro em crianças. As diretrizes da COVID-19 para cuidados pediátricos apoiam que certas condições, como doença pulmonar crônica ou doença falciforme, podem predispor uma criança a uma infeção mais séria; no entanto, isso não tem sido observado de forma consistente. Mesmo que vejamos a COVID menos grave em crianças, é importante errar no lado da cautela e observar o desenvolvimento de sintomas graves em todas as crianças com e sem doenças subjacentes.