Disfrute a vida com a sua colostomia!

Uma colostomia traz problemas de várias naturezas mas que podem ser minimizados com o apoio de enfermeiros estomaterapeutas. Fernanda Grou refere, neste seu artigo, alguns conselhos para as atividades diárias e uma vida melhor.

Fernanda Grou, enfermeira especializada em Estomaterapia na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo
Fernanda Grou, enfermeira especializada em Estomaterapia na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo. Foto: DR

A realização de uma colostomia é um momento difícil! Para esclarecer as suas dúvidas e receios conta com a colaboração do enfermeiro estomaterapeuta, que o irá apoiar em todo o processo de adaptação. De uma forma simples, deixo-lhe alguns conselhos que acredito que o ajudarão a retomar a sua vida.

Para prevenir complicações deve ter alguns cuidados com a sua colostomia e pele periestomal, remover corretamente o dispositivo, efetuar uma boa higiene e aproveitar este momento para proceder a uma observação mais atenta do estoma (cor, humidade, forma, tamanho e a existência de lesões) e da pele periestomal e, finalmente, colocar o dispositivo, garantindo que fica ajustado ao estoma para evitar fugas.

Uma colostomia é a exteriorização no abdómem de uma parte do intestino grosso para eliminação de fezes, falemos da sua rotina diária e de algumas adaptações que o vão permitir manter as atividades do dia-a-dia.

Higiene

Deve manter os hábitos de higiene pessoal e tomar duche normalmente, os dispositivos garantem a adesividade mesmo quando expostos à água e ao calor, no final seque o dispositivo com a toalha. A decisão de tirar o dispositivo na hora do duche é sua, mas tenha em atenção à temperatura da água e não incida o jato da água sobre a colostomia, pois pode provocar sangramento.

Alimentação

Em relação à dieta, deve ir reintroduzindo os alimentos de forma progressiva e em pequenas quantidades, o que lhe permitirá identificar aqueles que lhe provocam desconforto ou alteração das fezes. Deve ter uma alimentação equilibrada e variada, fazer 5 a 6 refeições ao longo do dia, mastigar bem os alimentos, procurar cumprir o horário das refeições, de forma a regular o funcionamento do seu intestino e ingerir no mínimo, 1.5 litro de água, ao longo do dia.

Vestuário

Pode vestir a roupa que usava antes da realização da colostomia, evitando usar roupa apertada ou que o cós das calças/saia e/ou cinto fiquem sobre a colostomia, uma vez que poderá provocar alguma lesão.

Atividade Profissional

Regressar ao trabalho, depende das suas condições físicas e emocionais, recorde-se que com pequenas adaptações pode voltar à sua rotina diária. Evite fazer grandes esforços e carregar pesos, para diminuir o risco de prolapsos e hérnias!

Sexualidade

O sexo faz parte da vida, mas a presença de um estoma e a alteração na imagem corporal pode ter impacto na sua sexualidade e intimidade. A enfermeira estomaterapeuta pode ajudá-lo a si e ao seu companheiro, orientando-os para outro profissional de saúde para que em conjunto, ultrapassem as dificuldades sentidas, tanto a nível físico, como psicológico e consiga adaptar-se à nova condição. Tenha presente que pode ser necessário algum tempo até as coisas voltarem ao normal, mantenha uma atitude positiva!

Lazer

Se gosta de passear e viajar pode retomar estas atividades logo que se sinta confiante com a sua colostomia, basta para tal ter alguns cuidados e levar consigo material de ostomia em quantidade suficiente para ter férias sem percalços.

Atividade Física

Tem múltiplos benefícios, logo que esteja recuperado, e de acordo com a sua preferência pode caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta, evitando os desportos que obriguem o contacto físico, pois podem causar traumatismos abdominais. Tenha em atenção a humidade, o suor e o calor podem alterar a adesividade do dispositivo, e reduzir o tempo de uso.

Lembre-se, você é muito mais do que a sua colostomia, esta foi realizada para o ajudar a viver e que conta com a colaboração da sua enfermeira estomaterapeuta sempre que necessitar! SEJA FELIZ e disfrute da vida!

Autora: Fernanda Grou, enfermeira especializada em Estomaterapia na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo