Vacina russa COVID-19, Sputnik V, mostra eficácia de 92% em ensaios de fase 3

Resultados de ensaios de fase 3 da vacina russa COVID-19 Sputnik V, publicados na The Lancet, indicam uma eficácia de 91,6%, com a toma de duas doses, e sem efeitos adversos graves. A vacina foi testada para maiores de 18 anos.

Vacina russa COVID-19 Sputnik V mostra eficácia de 92% em ensaios de fase 3
Vacina russa COVID-19 Sputnik V mostra eficácia de 92% em ensaios de fase 3. Foto: DR

Uma análise provisória de dados do ensaio de fase 3 da vacina russa contra a COVID-19, a Sputnik V ou Gam-COVID-Vac, sugere que um regime de duas doses oferece 91,6% de eficácia contra COVID-19 sintomático. Os resultados preliminares, publicados na The Lancet, são baseados na análise de dados de quase 20.000 participantes, em que três quartos receberam a vacina e um quarto recebeu um placebo.

Os eventos adversos graves que requerem internação hospitalar foram raros. No grupo de placebo, foi de 0,4%, ou seja 23 em 5.435, e no grupo que recebeu a vacina foi de 0,2%, ou seja, 45 em 16.427, e nenhum deles foi considerado associado à vacinação. Foram relatadas quatro mortes no ensaio, e nenhuma dessas mortes foi considerada relacionada como a vacina. A maioria dos eventos adversos relatados foram leves, incluindo sintomas semelhantes aos da gripe, dor no local da injeção e fraqueza ou baixa energia.

Vacina Sputnik V com dois vetores de adenovírus

A Gam-COVID-Vac é uma vacina de duas partes que inclui dois vetores de adenovírus: o adenovírus humano recombinante tipo 26 (rAd26-S) e adenovírus humano recombinante tipo 5 (rAd5-S) que foram modificados para expressar a proteína “skipe” do SARS-CoV -2. Os adenovírus são enfraquecidos, de modo que não se poderem replicar nas células humanas e por isso podem causar doenças. Vacinas de vetores adenovirais foram utilizadas anteriormente e sua segurança foi confirmada em vários estudos clínicos.

Neste ensaio, os participantes receberam uma dose de vacina com o adenovírus rAd26-S, e 21 dias depois uma dose de reforço com o adenovírus rAd5-S. Os autores da vacina explicam que usar um vetor de adenovírus diferente para a vacinação de reforço pode ajudar a criar uma resposta imunológica mais poderosa (em comparação com o uso do mesmo vetor duas tomas), pois minimiza o risco de o sistema imunológico desenvolver resistência ao vetor inicial.

Eficácia da vacina

“Nossa análise interna do ensaio clínico randomizado e controlado de fase 3 da Gam-COVID-Vac, na Rússia, mostrou alta eficácia, imunogenicidade e um bom perfil de tolerabilidade em participantes com 18 anos ou mais”, disse Inna V Dolzhikova, coautor principal, Centro Nacional de investigação Gamaleya para Epidemiologia e Microbiologia, Rússia.

Em todo o mundo há 64 vacinas candidatas COVID-19 que estão atualmente em avaliação clínica (incluindo 13 vacinas candidatas na fase 3) e em análises pré-clínicas há 173 vacinas. As vacinas candidatas de fase 3 incluem uma variedade de plataformas de vacinas, como vacinas de vetor, vacinas de mRNA, vacinas inativadas e nanopartículas de proteína recombinante com adjuvante.

“Parar a pandemia de COVID-19 requer a introdução de diferentes vacinas com base em diferentes mecanismos de ação para cobrir diversas procuras globais de saúde. A nossa vacina, junto com outras vacinas SARS-CoV-2, ajuda a diversificar a nível mundial o pipeline de vacinas SARS-CoV-2”, disse Denis Logunov, coautor principal do coautor principal, Centro Nacional de investigação Gamaleya para Epidemiologia e Microbiologia, Rússia.

O estudo de fase 3

De 7 de setembro a 24 de novembro de 2020, um total de 21.977 adultos receberam aleatoriamente a vacina (16.501) ou placebo (5.476). O ensaio foi realizado em 25 hospitais e policlínicas em Moscovo, Rússia. 14.964 participantes no grupo da vacina e 4.902 no grupo do placebo receberam duas doses da vacina ou do placebo e foram incluídos na análise de eficácia provisória primária que hoje foi dada a conhecer. Os testes de PCR foram realizados na triagem e à segunda dose 2. Um teste de PCR adicional era feito se os participantes relatassem sintomas de infeção respiratória. A eficácia da vacina foi calculada com base na proporção de participantes com COVID-19 confirmado por PCR.

A partir de 21 dias após receber a primeira dose (o dia da dose 2), foram confirmados 16 casos de COVID-19 sintomático no grupo da vacina, correspondendo a 0,1% ou 16 em 14.964, e 62 casos, correspondendo a 1,3% ou 62 em 4.902 no grupo placebo, o que equivale a uma eficácia de 91,6%.

A vacina induziu uma resposta humoral robusta (também chamada de resposta de anticorpos) e resposta imune celular (também chamada de resposta de células T) com dados de 342 e 44 participantes, respetivamente. Seis dos 342 participantes não desenvolveram uma resposta imune após a vacinação, possivelmente devido à idade avançada ou características individuais.

Os autores observam que, como os casos de COVID-19 foram detetados apenas quando os participantes relataram sintomas (seguidos por um teste de PCR), a análise de eficácia inclui apenas casos sintomáticos de COVID-19, pelo que são necessárias mais investigações para entender a eficácia da vacina em COVID-19 assintomático e na transmissão. Além disso, o acompanhamento médio foi de 48 dias a partir da primeira dose, de modo que o estudo não pode avaliar a duração total da proteção.

Efeitos adversos

Os eventos adversos foram monitorados por meio de prontuários eletrónicos, diários eletrónicos e consultas de telemedicina. Dados sobre eventos adversos graves verificaram-se em 68 participantes, incluindo 45 no grupo da vacina o que corresponde a 0,2% dos participantes e no grupo do placebo ocorreram 23, o que corresponde a 0,4% participantes. Nenhum dos eventos adversos graves foi considerado associado à vacinação.

Durante o ensaio, registaram-se quatro mortes, três no grupo da vacina e uma no no grupo do placebo. No grupo da vacina, uma morte foi associada a uma fratura. Dois apresentavam doenças subjacentes e desenvolveram sintomas de COVID-19, 4 a 5 dias após a primeira dose da vacina. Com base no período de incubação da doença, ambos os participantes foram considerados como já infetados antes da inclusão no ensaio, apesar de um teste de PCR negativo. No grupo do placebo, a morte foi associada a um derrame. Nenhuma das mortes foi considerada associada à vacinação.

Os dados sobre eventos adversos graves estavam disponíveis para todos os participantes no momento em que a análise intermediária foi concluída – entre estes, os dados verificados sobre eventos adversos gerais estavam disponíveis para 12.296 participantes (9.258 no grupo da vacina e 4.902 no grupo do placebo). A maioria dos eventos adversos relatados (94%) foram leves (de grau 1) e incluíram doenças semelhantes à gripe, reações no local da injeção, dor de cabeça e astenia (fraqueza física ou baixa energia), 5,66% reações de grau 2 e 0,38% de grau 3.

O ensaio incluiu 2.144 participantes com mais de 60 anos e a eficácia da vacina foi de 91,8% neste grupo. A vacina foi bem tolerada e os dados de segurança de 1.369 desses adultos mais velhos descobriram que os eventos adversos mais comuns foram sintomas semelhantes aos da gripe e reação local. Houve três episódios de eventos adversos graves no grupo do placebo (urolitíase, sinusite e doença semelhante à gripe) e três no grupo da vacina (cólica renal, trombose venosa profunda e abscesso de extremidade). Nenhuma associação foi encontrada entre os eventos adversos e vacinação.

Como parte das análises secundárias, os autores exploraram a eficácia da vacina contra COVID-19 moderado ou grave. Aos 21 dias após a primeira dose, não houve casos de COVID-19 moderado ou grave no grupo da vacina e 20 casos no grupo do placebo, equivalente a uma eficácia de 100% contra COVID-19 moderado ou grave.

Embora o estudo não tenha sido desenhado para avaliar a eficácia de um regime de dose única, os resultados sugerem o início precoce de um efeito parcialmente protetor 16 a 18 dias após uma imunização de dose única. Do dia 15-21, a eficácia contra COVID-19 moderado ou grave foi de 73,6%, mas são necessárias mais investigações para tirar quaisquer conclusões robustas dessas observações. A equipa de investigação recebeu recentemente aprovação para investigar a eficácia de um regime de dose única da vacina.

A maioria dos participantes do ensaio eram brancos, portanto, serão necessárias mais investigações para confirmar os resultados num grupo mais diversificado de participantes. Embora o estudo tenha inscrito participantes com comorbidades, nem todos os grupos de risco estão representados. Todos os participantes tinham mais de 18 anos, e os autores relatam a necessidade de novos estudos para investigar a vacina em adolescentes e crianças, bem como em mulheres grávidas. O ensaio está em andamento e com o objetivo de incluir um total de 40.000 participantes – o monitoramento da segurança e eficácia continua.

O ensaio de fase 3 publicado hoje segue um ensaio de fase 1/2 anterior que relatou segurança e imunogenicidade de duas formulações diferentes (uma congelada, uma liofilizada) da vacina de duas partes. Neste estudo, foi utilizada a forma líquida da vacina, que requer armazenamento a -18º Celsius. O armazenamento a 2 a 8 ° Celsius também foi aprovado.

Ian Jones, da University of Reading, e Polly Roy, da London School of Hygiene & Tropical Medicine, do Reino Unido (que não estiveram envolvidos no estudo), referem: “O desenvolvimento da vacina Sputnik V foi criticado pela pressa indecorosa, corte de extremos e falta de transparência. Mas o resultado relatado agora é claro e o princípio científico da vacinação é demonstrado, o que significa que outra vacina pode agora juntar-se à luta para reduzir a incidência de COVID-19.”