Mulheres dominam participação na Web Summit 2021

Web Summit 2021 teve a maior participação de mulheres de sempre. O número de participantes foi um pouco superior a 42.700, devido a contenções da pandemia de COVID-19. Frances Haugen, a denunciante do Facebook, foi uma das mulheres “estrela” da conferência.

Mulheres dominam participação na Web Summit
Mulheres dominam participação na Web Summit. Foto: Rosa Pinto/TV Europa

Dados da organização da conferência Web Summit, que decorreu em Lisboa de 1 a 4 de novembro de 2021, indicam que o número de participantes ultrapassou os 42 mil e 700 e que as mulheres estiveram pela primeira vez, em dez anos, em número superior, representando 50,5%. O número de participantes foi este ano sujeito a um valor máximo devido às contenções impostas pela pandemia de COVID-19.

A participação das mulheres na conferência tem vindo a crescer desde 2016 depois do lançamento da Iniciativa Women in Tech da Web Summit. Os números passaram de uma participação de 46,3% em 2019 e 45,8% em 2020.

Durante quatro dias, 748 oradores intervieram em 1.333 sessões palestras, e Frances Haugen foi uma das mulheres este marcou o primeiro dia da conferência. No palco da Meo Arena Frances Haugen, a denunciante do Facebook, referiu que na plataforma “há um padrão de comportamentos que afeta a nossa segurança”. No entanto, Frances Haugen disse que acredita que o Facebook pode mudar e para isso considera que o presidente executivo do Facebook, agora designada Meta, deveria ser substituído.

Frances Haugen marcou o primeiro dia da conferência Web Summit 2021
Frances Haugen marcou o primeiro dia da conferência Web Summit 2021. Foto: Rosa Pinto/TV Europa

Mais de mil e 500 startups e perto de 900 investidores participaram no Web Summit, tornando o evento no maior encontro mundial de empreendedores em 2021.

Este ano um destaque para o Food Summit e Food Festival. Um Food Festival onde participaram os chefs estrelas Michelin Luis Barradas, Hugo Nascimento, Diogo Rocha, Justa Nobre e Bertílio Gomes que cozinharam para participantes VIP do Fórum.

No Food Summit participaram mais de 50 food trucks que espalhados pelo local do evento, serviram uma grande variedade de produtos, incluindo vinhos portugueses. O café esteve presente em todo o espaço com postos da Delta a serem permanentemente requisitados.