Novo BMW iX M60 é lançado no mercado em junho de 2022

Novo BMW iX M60 representa uma nova conceção de conforto e alto desempenho. O novo veiculo 100% elétrico está dotado de novos e diversos recursos tecnológicos e dispõe de capacidade de alcance até aos 566 quilómetros.

Novo BMW iX M60 é lançado no mercado em junho de 2022
Novo BMW iX M60 é lançado no mercado em junho de 2022. Foto: DR

O BMW iX M60 é o primeiro automóvel BMW M projetado para mobilidade puramente elétrica desde o início. O BMW Group apresenta a terceira variante do modelo ainda mais poderosa do carro da nova tecnologia: o BMW iX M60 tem um consumo de energia combinado de 24,7 – 21,7 kWh / 100 km e emissões combinadas de CO2 de 0 g / km. O BMW iX M60 combina um conceito de veículo consistentemente voltado para a sustentabilidade com o design de um veículo desportivo moderno e características de direção dinâmicas emocionantes.

Desta forma, o BMW iX M60 incorpora o melhor dos três mundos do BMW i, os modelos BMW X e BMW M. Com os destaques tecnológicos, que também incluem as áreas de direção, operação e conectividade automatizadas, o novo BMW iX M60 representa uma nova compreensão de luxo avançado, alto desempenho e caráter premium.

Mobilidade elétrica no estilo da marca BMW M

O BMW iX M60 acelera dos 0 aos 100 km / h em apenas 3,8 segundos. A entrega de potência do acionamento elétrico específico M continua constantemente em altas faixas de carga, de modo que o aumento na velocidade também permanece quase constante até a velocidade máxima limitada eletronicamente aos 250 km / h. O alcance do BMW iX M60 vai até aos 566 quilómetros.

A estreia do BMW iX M60 representa a saída da marca BMW M para o segmento de carros elétricos de alto desempenho. A grande potência e o controlo preciso da tração nas quatro rodas elétrica, junto com a limitação de patinagem das rodas baseada em atuador altamente responsivo e uma tecnologia de suspensão que inclui, entre outras coisas, uma suspensão pneumática de eixo duplo M especificamente ajustada com controlo de nível automático, garantem experiência de direção, agilidade e precisão características do BMW M.

O BMW iX M60 é fabricado, junto com as outras variantes do modelo do Veículo desportivo, totalmente elétrico, na fábrica do BMW Group Dingolfing. O local da estreia mundial será o Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas (EUA) em janeiro de 2022 e o lançamento no mercado global começará em junho de 2022.

Veículo equilibrado e de orientação desportiva

O conceito de veículo do BMW iX fornece uma base ideal para um veiculo totalmente elétrico com características de alto desempenho. A estrutura da carroçaria, o design, bem como a configuração da suspensão, são voltados para combinar conforto na condução com características de uso desportivo. O conceito de spaceframe de alumínio e a gaiola de carbono com plástico reforçado com fibra de carbono no teto, nas seções lateral e traseira são uma mistura inteligente de materiais que combinam maior rigidez com otimização de peso. O uso de plástico reforçado com fibra de carbono para reduzir o peso tem uma longa tradição na BMW M GmbH. O material especialmente leve e de alta tecnologia já alcançou grandes resultados ao combinar desempenho do motor e peso no BMW M3 CSL, que foi lançado em 2003. A BMW M GmbH foi pioneira no uso de plástico reforçado com fibra de carbono na produção automóvel em grande escala.

O desempenho, a eficiência e o alcance do BMW iX M60 também beneficiam das propriedades aerodinâmicas otimizadas, que fornecem um coeficiente de arrasto de 0,26 no Modo Desportivo. A bateria de alta tensão está localizada bem no fundo da carroceria, baixando o centro de gravidade do veículo, o que garante um manuseamento ágil e uma distribuição equilibrada da carga por eixo. É por isso que as características de desempenho do BMW iX M60 não são apenas caracterizadas por uma aceleração espontânea fascinante, mas também por uma excelente dinâmica em curva e manuseamento que pode ser controlada com precisão em todos os momentos, mesmo em situações altamente dinâmicas. As características de direção perfeitamente equilibradas dão ao BMW iX M60 uma sensação de confiança e leveza em todas as velocidades.

Primeiro automóvel BMW M baseado no novo sistema modular futuro

O BMW iX M60 combina as características típicas de desempenho M com a tecnologia excecionalmente avançada do novo sistema modular futuro do BMW Group nas áreas de direção automatizada, operação, conectividade e serviços digitais. Isso cria uma experiência de mobilidade premium única no ambiente competitivo. A arquitetura interior totalmente remodelada também contribui para isso, criando uma sensação de espaço excecionalmente generosa.

Como as outras variantes de modelo, o BMW iX M60 apresenta a mais ampla gama de equipamentos padrão já oferecidos pela BMW no campo de sistemas de assistência ao motorista, bem como inúmeras inovações. Uma nova geração de sensores, uma nova pilha de software e uma plataforma de computação poderosa também oferecem um potencial considerável para o avanço consistente das funções automatizadas de direção e estacionamento – com funcionalidade de nível 3 a médio prazo.

O ecrã iDrive de última geração e o sistema de controlo ampliam a interação entre o motorista e o veículo, permitindo um diálogo natural. É baseado no novo BMW Operating System 8 e foi projetado com um foco claro na função de toque do novo BMW Curved Display e comunicação de voz com o BMW Intelligent Personal Assistant amplamente aprimorado. As atualizações remotas de software oferecem a possibilidade de instalar funções novas e aprimoradas do veículo pelo ar. A navegação com o sistema BMW Maps baseado em nuvem e o vídeo de realidade aumentada no ecrã de controlo garantem um planeamento de rota rápido e preciso, bem como uma orientação de tráfego perfeita.

Linguagem de design clara, sensação inovadora de espaço, equipamento padrão excecionalmente abrangente

O interior espaçoso, de alta qualidade e com design inovador ajuda o motorista a concentrar-se em dirigir ativamente, ao mesmo tempo em que oferece conforto de viagem e um prazer progressivo. Bancos multifuncionais com encostos de cabeça integrados, o grande BMW Curved Display, o volante hexagonal e o forro do teto em cor antracite aumentam o prazer de dirigir. A eliminação do túnel central cria espaço adicional para as pernas, bem como espaço para armazenamento. O interior opcional da suíte inclui bancos de couro natural, painel de instrumentos, consola central e superfícies de acabamento das portas, bem como superfícies e controlos Gold Bronze. Independentemente do layout de exibição selecionado e do My Mode ativado, um logotipo M é mostrado na área à esquerda da exibição de informações.

O caráter exclusivo do BMW iX M60 é enfatizado ainda mais pelo nível excecionalmente abrangente de equipamento padrão. Entre outras coisas, inclui BMW Live Cockpit Professional e BMW Natural Interaction, que permite que as funções sejam operadas por voz e gestos, o Bowers & Wilkins Diamond Surround Sound System, BMW Laser Light, Comfort Access, Active Seat Ventilation para o motorista e passageiro dianteiro e o pacote de conforto térmico.